Devblog: 2.58 - Modificações à vista 10/11/2020 - 10:00
Volver a la lista1. Os bandidos de Cania.
Essa atualização traz uma reformulação da missão dos bandidos de Cania, uma das etapas necessárias para a obtenção do Dofus Esmeralda. Para tentar resolver o problema da espera e da concorrência acirrada entre os jogadores, nós modificamos as condições de aparição dos três bandidos e o contexto do combate entre eles e os aventureiros.
- Nomekop, Eratz e Edass não se manifestam mais no meio dos monstros de Cania como cartazes de procurado: agora eles serão enfrentados todos juntos numa caça ao tesouro lendária; as três Escamas estarão no baú adquirido em caso de vitória.
- Os fragmentos de mapa dessa caça lendária poderão ser obtidos fazendo caças ao tesouro comuns ou trocando fichas especiais (chamadas de reconfichas) com um caçador de recompensas; serão dadas reconfichas aos personagens que tiverem validado missões de cartazes de procurado de nível inferior ou igual a 120.
- Os fragmentos de mapa poderão ser trocados e obtidos no comércio; as possíveis Escamas em excesso, obtidas por meio dos antigos métodos, poderão ser trocados por fragmentos de mapa com um caçador de recompensas.
- Os fragmentos de Escamas existentes poderão ser convertidos em reconfichas e trocados por baús do tesouro.
- O ateliê que permitia fundir fragmentos de Escamas na casa de Meriana foi removido.
O objetivo dessas modificações é aumentar a importância dos bandidos (é preciso derrotá-los para poder pegar as três Escamas) e preservar a ligação com a mecânica dos cartazes de procurado ao mesmo tempo que evitamos concentrar os personagens dos jogadores no mesmo lugar e na mesma hora (a vidente da Feira do Trool não dá mais indicações sobre a aparição dos bandidos).
As missões de cartazes de procurado que tiverem sido concluídas antes do início da missão dos bandidos serão levadas em consideração desde que estejam inclusas na faixa de nível correta.
Os personagens que já tiverem cumprido a missão dos bandidos não serão afetados por essas modificações, a não ser que eles não tenham fragmentos de Escama (ou Escamas em excesso) para trocar.
2. Melhoria do acesso à forjamagia.
Em resposta aos comentários feitos por alguns jogadores a respeito da forjamagia, nós decidimos levar algumas dessas melhorias para as interfaces afetadas para melhorar a sua experiência de jogo.
Modo avançado
Os jogadores mais acostumados com a forjamagia poderão selecionar a nova opção "modo avançado" na parte inferior da interface.
Ela permite fundir as runas em menos tempo com apenas um clique. Basta clicar em uma runa da interface central (não no inventário) para que a fusão seja realizada.
Você poderá voltar para o "modo clássico" quando quiser.
Ocultar linhas de efeitos
Agora é possível ocultar as linhas de efeitos através de um botão com um ícone "olho". A linha será movida para baixo da lista e ficará cinza. Para que ela volte ao lugar, basta clicar novamente no ícone "olho".
Histórico da forjamagia
- Agora os sucessos neutros aparecem de amarelo.
- Agora os sucessos de efeitos exóticos aparecem de azul.
- Agora o ícone de cada runa fundida pode ser visto no histórico, bem como sua descrição quando se passa o cursor por ele.
- Foi adicionado um botão "lixeira" para que você possa limpar o seu histórico manualmente quando quiser. Ele poderá ter até 200 efeitos e será reinicializado na próxima vez que você iniciar o jogo (como já ocorre atualmente).
Runas de transcendência
- Quando uma runa de transcendência for passada para um equipamento, ele não poderá mais ser forjamagificado nem reinicializado com um orbe de forjamagia.
- Para evitar que artesãos mal-intencionados "bloqueiem" um equipamento, aparecerá uma janela de confirmação no cliente durante a tentativa de passagem de uma dessas runas para perguntar se o artesão pode ou não fundir esse item com uma runa de transcendência.
Densidade da runa
- A densidade da runa (peso da runa) foi adicionada à dica de ferramenta da runa.
Dica de ferramenta de um item
- Os efeitos superiores com o efeito natural máximo de um item (os chamados "over") podem ser diferenciados por um verde mais claro.
- Agora os efeitos com valor zerado são exibidos de cinza.
Ateliês de forjamagia
- Criação de 3 novos ateliês de forjamagia nas 3 zonas para distribuir a população:
- Frigost
- Sufokia
- Pandala
Mercado de runas
- Criação de 3 novos mercados de runas nas 3 zonas para distribuir a população:
- Frigost
- Sufokia
- Pandala
- Adicionamos as categorias "runa de assinatura" e "runa astral" no mercado de runas (e não mais no mercado de recursos).
- No mercado de runas, quando clicarmos em um equipamento do inventário, serão exibidas as runas relativas ao efeito natural dele.
Banco e baús
- No banco e nos baús, quando selecionarmos a categoria "Runas" no menu da lista suspensa e clicarmos em um equipamento do inventário, serão exibidas as runas relativas ao efeito natural dele se a (as) tivermos.
- Adicionamos a opção "exibir as runas associadas" (clique com o botão direito em um equipamento do inventário). Clicando, a categoria de runas é selecionada na lista suspensa e exibe as runas relativas ao efeito natural dele se a (as) tivermos.
Retirada das caixas de informação quando um jogador passa uma runa
- As caixas de informação (que indicam qual item foi fabricado acima do personagem) foram removidas para todas as profissões de fabricação para evitar o excesso de informações no mapa.
Moosty (UX Designer)
3. Balanceamento
A atualização 2.58 será um pouco especial quanto ao equilíbrio das classes porque não modificaremos apenas as classes para conseguirmos o que queremos. Alguns itens ganharam mais relevância nos últimos anos, chegando a ofuscar outros itens em razão eficiência deles.
Esse itens, sozinhos, definem uma grande parte do meta atual porque a força deles faz com que estejam presentes em praticamente todos os combates. É por isso que quisemos modificar algumas armas, alguns Dofus e outros itens com efeitos na atualização 2.58.
Modificar itens é sempre uma tarefa complicada porque sabemos como um equipamento pode representar um grande investimento de tempo e de kamas para você. Portanto, o nosso objetivo é tentar modificar todos esses itens ao mesmo tempo para que ninguém se sinta lesado várias vezes seguidas nas próximas atualizações.
Com relação às classes, estamos trazendo o Domínio das Invocações, um novo feitiço comum que permite que a maior parte das classes assumam ou não o controle das invocações delas. Esse novo feitiço nos força a modificar um pouco o Osamodas, e aproveitamos a ocasião para remover a mecânica de ressurreição dele. Para completar, estamos ajudando também duas classes que andavam precisando: os Kilorfs e os Zobais mascarados.
Armas
Como não podemos modificar os efeitos das suas armas sem quebrar todas as suas forjamagias, nós selecionamos três armas de nível 200 para terem suas condições de lançamento alteradas na atualização 2.58.
![]() |
![]() |
![]() |
Martelo Martírio | Arco Corrompido | Arco do Gatolho |
Fora isso, vamos adicionar quatro novas armas de nível 200 com o objetivo de preencher as lacunas atuais, ainda mais depois das modificações das armas acima.
Dofus
Não é nenhuma surpresa que queremos resolver os problemas dos Dofus Ébano e Marfim, mas também queremos modificar um pouco os Dofus Prateados.
![]() |
![]() |
![]() |
Dofus Ébano | Dofus Marfim |
Com seus bônus de danos e seu veneno acumulável, o Dofus Ébano passou a ser um dos equipamentos de alto nível indispensáveis. Nosso objetivo é preservar o veneno e a mecânica de alternância de ataque, que são a essência desse Dofus, mas fazendo com que sua utilização seja menos simples para todo mundo e para todas as situações.
Do outro lado do espectro cromático, os efeitos do Dofus Marfim cobrem todas as situações. Não importa o seu estilo de jogo, você sofrerá danos após o fim do seu turno. O que queremos com isso é especializar um pouco esse Dofus para que ele seja menos obrigatório.
Nós achamos o Dofus Prateado Cintilante impressionante no PvP. Queremos deixar seu efeito mais visível para permitir que os outros combatentes joguem em torno de sua mecânica em vez de a descobrirem no último momento.
Por fim, essas modificações nos permitem tentar reduzir o número de ícones de estado presentes nos combates, principalmente com as modificações dos Dofus Ébano e Marfim.
Itens lendários e priteks
Os Dofus não são os únicos itens com efeitos que podem ser problemáticos nos combates, e essa atualização 2.58 nos permitiu modificar o funcionamento das priteks e de alguns itens lendários.
Adicionadas no ano passado, as priteks logo se revelaram indispensáveis em todos os modos de jogo. Essas pequenas prismaraditas não têm defeitos e são uma escolha óbvia para a maior parte dos combates. É por isso que estamos modificando o funcionamento delas para ajudar os adversários a quebrar o escudo das priteks.
Quanto aos itens lendários, foram identificados dois itens que parecem estar fortes demais no momento:
- Pestilência de Corrupção: seu efeito fácil de usar e altamente acumulável faz dessa capa um item muito forte. Seu novo poder continua muito parecido, mas é mais difícil de usar.
- Retidão de Fallanster: o portador da Retidão de Fallanster não precisa fazer muita coisa para usá-la. Estamos modificando um pouco o poder dela para mudar isso.
Mas isso não é tudo, pois outros itens lendários estão recebendo uma forcinha. Se você queria se separar das suas Botas do Bota-Fora, da Audácia de Dodge, da Coragem de Lady Jhéssica ou da Coroa de Bram Barba-Mundo, espere um pouquinho até a atualização 2.58 porque o efeito lendário desses itens será melhorado.
Domínio das Invocações
Como já foi falado antes, nós queríamos que vocês tivessem controle sobre as invocações em certas situações, e o Domínio das Invocações veio para realizar esse desejo. Como isso funciona?
A maioria das invocações de classe serão jogadas pelo jogo automaticamente. Controlar as invocações aumenta a complexidade do combate, e queremos que o estado automático seja o mais simples possível. Quando estiver no combate, lançar o feitiço Domínio das Invocações permitirá que você defina se será você ou o jogo que deverá controlar as invocações que você invocou e ainda vai invocar.
Todas as invocações de classe são afetadas, com exceção das seguintes invocações:
Nunca são controláveis: Chaferloko, Torre Steamer
Sempre são controláveis: Osamorfo, Dublê, Conspirador, Grute, Treante, Ladinobot, Megabomba, Bomba Ambulante
Vale ressaltar que as outras invocações que você pode ter no jogo nunca são controláveis (ex: Minikrônio).
Nós vamos acompanhar de perto as classes que não tinham controle sobre suas invocações até agora para termos certeza de que elas não ficaram fortes demais. É claro que estamos pensando principalmente nos Sadidas.
Classes
Osamodas
A adição do Domínio das Invocações nos fez rever pelo menos duas invocações, e aproveitamos para fazer mais algumas mudanças. Estes são os nossos objetivos:
- Remover a mecânica de ressurreição.
- Simplificar e diminuir a força de alguns feitiços ofensivos muito polivalentes.
- Reduzir sua força no Koliseu sem impactar sua força no PvM.
- Aumentar a competitividade de alguns feitiços diante de suas variantes.
Kilorf
Os Kilorfs são criaturas selvagens e solitárias... mas isso não impede que eles formem grupos de combate! Para ajudá-los a fazer amigos, nós queremos:
- Valorizar o jogo de equipe da classe melhorando os feitiços existentes.
- Melhorar a capacidade de erosão, principalmente no PvP.
- Reduzir a força de alguns feitiços ofensivos e aumentar o aspecto defensivo de outros.
- Deixar a formal bestial mais atraente.
- Livrar a classe de algumas condições de lançamento muito complicadas.
Zobal
A classe Zobal com sua jogabilidade atípica tem tido cada vez mais dificuldade de rivalizar com as outras classes. Está na hora de incentivar o uso de máscaras no Mundo dos Doze! Estes são os nossos objetivos para isso:
- Tornar a utilização de máscaras mais flexível.
- Poder escolher entre vários feitiços elementares em qualquer máscara.
- Propor mais o jogo em torno da troca de máscaras.
- Equilibrar as escolhas de variantes entre os quatro grupos elementares.