FR EN DE ES IT PT

"Alguns viajantes que utilizaram a rede de zaaps foram vítimas de estranhos incidentes. Após investigação, foi constatado que se tratavam de anomalias temporais! Elas são invisíveis, pois se situam nos confins da realidade... mas seus efeitos são bastante visíveis. A presença delas perturba as criaturas do Mundo dos Doze... 

Sem falar dos outros efeitos colaterais, como os relógios desregulados e as dores de cabeça que assolam os Xelors. As anomalias poderiam até provocar um colapso do Kontinuum, a trama do espaço-tempo! De onde elas vieram? Esse é o mistério que estamos tentado resolver."
 

A enviada de Xelor

O que são anomalias temporais?

 

Com a atualização 2.51, nós incluímos uma nova mecânica de jogo em DOFUS que lhes permitirá viajar pelos quatro cantos do globo.

Espalhada pelo Mundo dos Doze, a rede de zaaps anda movimentada, e personagens de outra era estão aparecendo em nossa época. Os Vigilantes precisam da ajuda de todos os aventureiros do mundo para conter essas anomalias temporais.

Os monstros nos arredores desses zaaps defeituosos ficarão mais fortes e violentos, então cabe a vocês atravessar as anomalias temporais para acalmá-los.

Vocês serão transportados para lugares conhecidos do Mundo dos Doze em diferentes épocas a fim de preservar o continuum espaço-tempo. Para isso, vocês deverão se armar de coragem e solidariedade para derrotar os Cronomorfos, além de chefes inéditos oriundos da história do Krosmoz, como Julith, a Açougueira, de Brakmar, Noximiliano ou ainda Dathura.

Diversas recompensas esperam por vocês, e os mais corajosos terão a oportunidade de desbloquear novos poderes lendários para sua mascote, montascote ou montaria.

Estrelas cadentes

 

Nós precisávamos de um indicador e um regulador da atividade dos jogadores nas diferentes zonas, então nos baseamos no sistema de estrelas existente, que será modificado para a ocasião.

O sistema de estelas foi concebido para recompensar os jogadores que enfrentam monstros em zonas pouco frequentadas ou grupos perigosos ignorados pelos outros jogadores. No entanto, esse sistema é limitado, pois basta que um grupo de jogadores derrote os grupos estrelados para cancelar os bônus acumulados. Então, é preciso esperar vários dias para ganhar o bônus novamente, ainda que a atividade dos jogadores esteja concentrada em outro lugar. O ideal seria que mais jogadores pudessem aproveitar os bônus nas zonas desertas ou nos mapas menos favoráveis ao combate.

Primeira modificação: geração de "estrelas" negativas. Ao contrário das estrelas positivas, elas terão como consequência uma diminuição da experiência e do espólio.

Segunda mudança: essas estrelas não são mais geradas para cada grupo de monstros, e sim para uma zona, em função da atividade dos jogadores nela. Quanto mais monstros forem derrotados em uma zona, mais estrelas ela perde, enquanto as zonas de nível equivalente ganham. O funcionamento é o mesmo entre os calabouço do mesmo nível.
Exemplo concreto (e escolhido aleatoriamente):

  • Se todos os jogadores do servidor se concentrarem no Antro do Kwentro, a rentabilidade desse calabouço vai diminuir até chegar a –50% de ganho de experiência e espólio. (Observação: as pedras de alma desse monstro que forem capturadas com essa penalidade a manterão quando forem utilizadas).
  • Ao contrário, os calabouços do mesmo nível (Bworker, Ugah, Toxolias) se tornarão mais rentáveis (com um máximo de +100%).

As zonas iniciais (Incarnam, Astrub), além das zonas temporárias (Nataw, Vulkânia, Relouin, Paskwak), não estão incluídas nesse sistema.

O valor do bônus ou penalidade aplicado a uma zona será visível junto das informações do mapa atual (no canto superior esquerdo da tela, ao lado das coordenadas). No mapa do mundo, vocês poderão usar um novo filtro para visualizar as zonas positivas e negativas antes de decidirem para onde querem ir. 

Mas o que isso tem a ver com as anomalias?

 

Voltemos ao que interessa: as anomalias. A aparição delas está diretamente relacionada ao sistema de estrelas, pois as anomalias só podem existir nas zonas com estrelas negativas. (Se vocês acompanharam direitinho, já sabem que tratam-se das zonas onde há mais combates.) Contudo, as anomalias não aparecem nos calabouços.

Quando uma anomalia aparece, os monstros da zona se beneficiam de um modificador de zona e ficam mais fortes. A única maneira de fazer com que eles retornem ao estado normal é fechando a anomalia, ou seja, combatendo os monstros que a povoam.

Para entrar na anomalia em questão, basta ir ao zaap mais próximo. Se não houver um zaap por perto (nas Dimensões Divinas, por exemplo), vocês encontrarão vestígios de zaaps que cumprirão essa função.

A posição do zaap (ou vestígio de zaap) que deverá ser usado é indicada no mapa do mundo.

E aí, vamos encarar esse chefe?

 

Cada anomalia representa uma oportunidade de descobrir ou redescobrir um tema, uma época e um personagem que marcou esse universo que nos fascina. Esse personagem será o Guardião da anomalia temporal.

Cada um dos guardiões que vocês encontrarão virá acompanhado de uma nova família de monstros: os Cronomorfos.

Nova família de monstros é sinônimo de diferentes habilidades, então cada Guardião contará com uma composição aleatória de Cronomorfos, que podem adotar diferentes arquétipos e afinidades elementares.
 

É claro que todos devem poder aproveitar, e não apenas os jogadores de nível Ômega +12.000, por isso os monstros das anomalias se adaptam ao nível da zona.

Todos esses diferentes fatores tornarão cada anomalia temporal única, seja pela estratégia a adotar ou pelo desafio que vocês deverão encarar.

Todo o tempo do mundo

 

Quando uma anomalia temporal aparece, ela não tem limite de duração. No entanto, quando o grupo de monstros oriundo da anomalia é derrotado, vocês terão apenas 10 minutos antes que ela se feche. Podem ficar tranquilos: um cronômetro na tela mostrará o tempo restante!

Os jogadores que estiverem em combate também não precisam se preocupar. Eles poderão terminar a batalha antes de serem retirados da anomalia temporal. Eles serão reenviados automaticamente para o zaap associado à anomalia que acabou de se fechar.

Assim que não houver mais nenhuma estrela negativa presente na zona, a anomalia temporal se fechará sozinha após 10 minutos.

Chefe, o que a gente vai ganhar?

 

Novos desafios são sinônimo de novas recompensas! Desta vez, quem ganha é sua mascote e/ou montaria.

Cada vez que participarem do fechamento de uma anomalia temporal, vocês terão a oportunidade de obter um novo recurso chamado Loop Temporal, que lhes permitirá desbloquear poderes lendários para sua mascote, montascote ou montaria.


Vale ressaltar que as chances de obter esse recurso aumentam em função do nível da anomalia.

Nós preferimos não revelar ainda esses poderes lendários, mas podemos dar um exemplo: "Se o portador não usar nenhum PM durante seu turno, ele ganhará 1 PM no turno seguinte."

Essa nova linha única de efeito poderá ser adicionada aos bônus existentes.
Vocês poderão substitui-lo para obter outro da sua preferência na mesma mascote, mas correrão o risco de perder um bônus interessante! Esses poderes não são hereditários.

Para desbloquear esses poderes lendários, vocês deverão terminar uma série de missões inéditas e completar alguns desafios adicionais, mas vamos guardar algumas surpresas para mais tarde :)

Catégorie: Game design