FR EN DE ES IT PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama
Fixo

Melhorias para classe Sadida em 2019

Por [Ankama]DOFUS - COMMUNITY MANAGER - 20 Fevereiro 2019 - 16:53:10
DevTracker AnkaTracker

Este tópico é destinado a reunir suas ideias e sugestões de melhorias para a classe Sadida em 2019.

Por favor, tenha em mente que nunca trabalhamos nas classes apenas para PvP ou apenas para PVM, nós sempre trabalhamos em ambos os aspectos de uma só vez

Primeira intervenção da Ankama

O gráfico abaixo nos permite visualizar os resultados da primeira pesquisa de opinião sobre a classe Sadida:

• Dommages: Danos
  • Survie (soin, protection et tanking): Sobrevivência (cura, proteção e tanque)
  • Amélioration: Aperfeiçoamento
  • Placement: Posicionamento
  • Entrave: Entrave
  • Vision actuelle: Visão atual
  • Vision idéale: Visão ideal

Em vermelho, vocês podem observar a visão ideal dos jogadores para cada função da classe. Já o perfil azul apresenta a visão atual e a percepção dela no jogo. 

Assim como a maioria das classes, o Sadida possui dois perfis semelhantes (mas não idênticos): a classe tal como ela é hoje atende globalmente às expectativas dos jogadores. 

No entanto, notamos que vocês acham que a classe é ligeiramente mais poderosa do que vocês desejam em termos de danos, sobrevivência e entrave. 

Estas informações fazem parte dos elementos que levaremos em consideração na hora de equilibrar as classes. Os comentários de vocês nos ajudarão a relativizar o diagrama trazendo uma visão mais concreta e mais próxima da realidade do jogo.

Também gostaríamos de relembrar que, para atenuar as discrepâncias de percepção, a neutralização ou a melhoria não são as únicas ferramentas de que dispomos.

Vocês podem consultar o quadro comparativo das classes no assunto principal.
Exibir contexto da mensagem
Reações 16
Pontuação : 111

Esta é uma classe que teve um ótimo rework, para ajudar a via fogo, acho que a sarça amenizante poderia curar com base no número de árvores no campo e ser utilizada com maior frequência.

As invocações poderiam herdar algumas características do dono, como a retirada, o bloqueio, o dano.

1 0
Pontuação : 5047

Deixa a Sarça Amenizante do jeito que tá, senão, ela vira mais um motivo para você ou outro não ser sad de int. Afinal, o elemento int serve justamente pra curar, né? 

E a cura já está boa, além de que a boneca inflável já adota o esquema detalhado por você (quanto mais arvores = maior cura). 

0 0
Pontuação : 4275

Eu acho Sadida uma classe de spam, invocando muitas bonecas e árvores ao mesmo tempo, então, eu gostaria que as árvores tivessem um tempo de recarga maior ou que pelo menos houvesse um limite de número.

0 -1
Pontuação : 1924

Eu acho bem relativo esse limite de árvores. Elas por si só não realizam nenhuma ação. Se limitarem o número de árvores acho justo limitarem o número de armadilhas do sram.

3 -1
Pontuação : 233

As variantes das bonecas poderiam ser um pouco melhores, não sei se criar uma outra boneca seja interessante (uma que tire alcance ou que de dano por veneno sei la).
Pensando nos elementos vejo muito destaque pra STR e gosto até, mas reconheço que as outras (int e agi principalmente) tem pouco a oferecer. 
Gostei das arvores, acredito que se tivesse algo semelhante a Força da natureza para outros elementos, podendo ser uma maior chance de tirar PM ou coisa assim incentivasse outros elementos.

2 0

Olá, bonequinhos, finalmente temos uma boa chance de expor a Ankama na internet e apontar algumas falhas no desenvolvimento das classes!

VARIANTES DE VERDADE!

Sobre os Sadidas a principal reclamação desde que chegou o sistema de variantes foi exatamente a ausência de mudanças nas bonecas. Atualmente a classe gasta 4 ap para invocar uma boneca com 4 turnos de cooldown (em média) sendo que a variante é A MESMA boneca que é invocada por 2 ap em uma árvore com 3 turnos de cooldown (também em média).

Dentro do sistema de variantes acredito que os Sadidas ficam em desvantagem, pois as 5 invocações que possuem desempenham as mesmas tarefas com diferença apenas no método de invocação.Como jogador de Sadida eu já passei por situações em que as funções das bonecas tradicionais representam uma desvantagem na luta, como não poder tirar PM, não poder curar e etc.

Considerando que a classe tem como pilar as invocações, não ter alternativas de bonecas para me auxiliar nos combates é um ponto fraco da classe.Acredito que bonecas com funções diferentes, mas ainda respeitando o equilíbrio da raça seja um ponto importante a ser considerado. Por exemplo: uma variante da boneca inflável que concede pontos de escudo e fuga são mudanças sutis que oferecem material estratégico para os combates.

NÍVEIS BAIXOS

Outro assunto a ser considerado é a progressão de magias nos níveis baixos. Um Sadida nível 1 começa por padrão com a Sarça, Árvore e A Bloqueadora. Eu considerava esse um kit bem satisfatório e eficaz no modelo antigo.

Com as variantes surgiu um problema de lógica que prejudica a jogabilidade da raça: o Sadida gasta 4AP para invocar a boneca e sobra 2 ap que ele usa para invocar uma árvore... que não tem REAL utilidade até o nível 17 quando podemos usar uma árvore para criar um Grute. (Sei que tem a sinergia de troca da bloqueadora com a árvore).

A situação ideal seria que as bonecas fossem invocadas sobre as árvores desde o começo do jogo, deixando o kit mais coeso e simples de ser jogado considerando que um personagem nível baixo tem menos AP, além de corrigir a sinergia da árvore que não tem efeito até que se chegue em níveis mais altos.

BALANCEAMENTO DE BUILDS

Vamos ser diretos aqui: a build de força é a mais favorecida da classe, o caminho de chance é limitado e a build de inteligência é uma PI-A-DA. MUITO RUIM.Quando analiso a distribuição de elementos dos Sadidas eu imagino cada elemento voltado para uma função e um modo de jogar:

• Força: Dano bruto e árvores.
  • Chance: Build de tank e roubo de vida.
  • Inteligência: Build de cura para aliados e retirada de pm.
  • Agilidade: Dano em área e infecção.

MECÂNICAS DIFERENCIADAS

Creio que o melhor caminho para o melhoramento - equilibrado - dos Sadidas é aplicar efeitos adicionais nas magias para quando são usadas em um inimigo realizar função X e se usada em um aliado ou boneca realizar a função Y.Isso já acontece com a Sarça Calmante que retira PM dos inimigos e cura aliados ou Inundação de seiva que rouba vida em área e transforma os tocos de árvore em Árvores Frondosas.

Esse tipo de efeito pode ser adicionado em outras magias para compensar alguns pontos fracos das builds, como chance e inteligência.Efeitos alternativos também podem ser aplicados às bonecas. Atualmente quando um Sadida usar sarça em uma árvore, a bloqueadora troca de lugar com ela e fica imune por 1 turno. A Ankama pode inserir mais sinergias desse tipo como uma forma de “controle” passivo para que as outras bonecas desempenhem ações específicas se uma “ordem” for dada. 

SUGESTÕES DE MAGIAS

Essas são minhas ideias para ajustes de magias considerando o que foi dito acima. Elas estão em ordem de obtenção e as magias que eu não mencionar é que já estão bem equilibradas e úteis! No final ainda coloco uma simulação da barra de magias para visualizar a progressão de magias pelos níveis.
  • Bonecas em geral: as bonecas iniciais passam a ser invocadas por 2AP em uma árvore frondosa e deixam um toco quando são mortas. As bonecas das variantes são invocadas direto no solo sem a necessidade de uma árvore e quando são mortas não deixam árvores.
  • Árvore: Passa a ter um número máximo de 10 Árvores FRONDOSAS em campo. Árvores na forma de broto continuam sem limite de número no mapa. Atingindo esse limite elas não crescerão mais (impedindo o uso das magias relacionadas). Se o Sadida invocar uma 11º árvore frondosa ou usar lágrima/inundação em um broto, a primeira é eliminada.
  • Lágrima: [NOVO]se usada em uma boneca ela reduz os danos recebidos em 20% por 2 turnos, não acumula.
  • Boneco Assassino: Na ordem das magias ele será ganho no nível 22. A Sacrificada passa a ser a variante. Tem 4PM, controlável, possui a inteligência do Sadida. Causa dano fogo em cruz de 1 célula (não aplica infectado).
  • Abalo: na ordem das magias ele será ganho no nível 27. Terremoto passa a ser a variante. Causa danos agilidade numa área de 2 casas em volta do Sadida e em volta das bonecas e ganha +1pm por inimigo atingido. Acumula no máximo +2pm.
  • Sarça Múltipla: Não causa danos a aliados.
  • Vento envenenado: Mata uma boneca do lançador para transformá-la em Árvore. Se usado em um inimigo ou aliado deixa no estado "Vulnerável" por 2 turnos. Personagens Vulneráveis recebem mais danos de fontes indiretas: empurrão, venenos e invocações, mas reduzem danos diretos recebidos em 20%
  • Erva daninha: Provoca danos de Fogo e retira PM de inimigos em zona. [NOVO] Concede 2 PM para as bonecas na área de efeito por 1 turno.
  • Incêndio Florestal: Passa a custar 3AP. Cura aliados com base na inteligência do Sadida. Causa danos chance aos inimigos.
  • Sarça insolente: Remove 2 turnos de magias. Cooldown passa a ser 2.

>>VARIANTES
  • Matagal envenenado>> Variante da Sarça: envenena o inimigo no elemento fogo no início do turno. Se usada em aliados cura no início do turno do aliado. 4AP. Não é mais em linha reta. Tem linha de visão.
  • Boneca Imensa>> Variante da Bloqueadora. Uma boneca com muitos pontos de vida e estado enraizado que aplica redução de esquiva a inimigos corpo a corpo. Possui 2PM.
  • Boneca Gulosa>> Variante da Louca. Causa danos água e metade dos danos causados são convertidos em cura para o Sadida. Leva em consideração a chance do Sadida.
  • Sarça Inconveniente>> Passa a ser a variante da sarça múltipla.
  • Boneca Cascuda>> Variante da Inflável. Concede pontos de escudo e fuga em área. Não acumula efeitos com as árvores em campo.
  • Força da Natureza>> Passa a ser a variante da Sarça Agressiva. O dano Inicial sem árvores é aumentado, o dano final com 5 árvores acumuladas se mantém o mesmo.
  • Harmonia: Aplica o estado Enraizado no lançador e retira todos os seus PM no fim do turno. O lançador divide os danos com as Bonecas dele. [NOVO] O Sadida assume o controle das invocações. Não pode ser removido.
  • Maldição Vodu>> Variante do Incêndio Florestal. O dano chance com a perda de AP não é coerente com a classe, em vez disso causa danos chance quando uma boneca sofre danos de magia. (Danos diretos causados pelo Sadida ou por inimigos, não considera danos de aliados). Ativa 3x para cada elemento.
  • Sadida Solitário>>Variante da boneca Superpoderosa. O Sadida corta seu vínculo com o mundo espiritual e fica incapaz de invocar bonecas e árvores durante o efeito, mas ganha um bônus de AP e danos. Custa 4AP. Bane todas as invocações (árvores e bonecas) do Sadida e as deixa em cooldown. Cancela os estados infectados aplicados pelo Sadida. Concede o estado “Desperto”: não pode ser desbuffado, enfraquecido, +2AP e +200% danos de feitiços por 2 turnos. Estado Desperto: O Sadida não pode invocar árvores.
Tentei ao máximo em pensar combinações de magias e jogadas novas possíveis para um progresso melhor com a raça no decorrer dos níveis de maneira que seja mais interessante para os jogadores de nível baixo que não conhecem a classe (atualmente Sadida só compensa em níveis altos). Também considerei as magias e variantes das outras classes e o que pode ou não ser feito.

Até.

[Edit: Formatação]
4 -1
Pontuação : 5047

Boa tarde, Vectruz!

Então, eu respeito a sua opinião, que se mostrou bem consistente com a experiência relatada. No entanto, afirmar que um sad do tipo inteligência é uma piada é o mesmo que desconhecer o verdadeiro potencial como combatente não só em PvM ou PvP em grupo, mas principalmente combate solo. Inclusive podendo peitar até mesmo um osamodas de qualquer elemento, como você pode conferir por aqui

Porém, de modo geral, eu diria que sad full int seja muito melhor trabalhando em equipe. Não é a toa que alguns de seus feitiços são puramente de suporte, assim como eles também ajudarão a equipe a desacelerar os inimigos que aproximarem dos aliados, além de quebrar qualquer feitiço de proteção com base no veneno que igualmente se mostrou eficaz. 

0 -1
Pontuação : 233

Ah esqueci, eu pra mim que uma boneca vudo servia para furar com uma agulha e o cara sentir a pinicada, acho que rolava fazer uma boneca que compartilhasse o dano com um adversário ein e boto fé as variantes a gente assumir o controle da boneca ou que nem o amigo aew falou com a skill Harmonia depois de usar tomava o controle das dolls.

0 0
Pontuação : -87

como roublard, acho bem difícil de jogar contra porque eles matam com muita facilidade minhas bombas. Resultado: o sadida cresce no jogo e eu não consigo e acabo perdendo. (isso em relação à build de força do sad, especialmente)

0 0

Eu acho que uma forma de balancear é impedir a infecção de unidades que não tem turno como cawot, árvores, bombas e etc

2 -2
Pontuação : 40

Nerfa força da natureza e buffa sadida int dando a ela o playstyle mais agressivo com as bonecas

0 0
Pontuação : 708

Um dos principais pontos a se rever nessa classe são as variáveis dos feitiços, mais especificamente das bonecas porque a proposta das variantes é aumentar o leque de feitiços o possibilidades de combinações, mais nesse caso a unica mudança que ocorre e o custo de PA e que em um feitiço a boneca morre e vira arvore, e no outro ela morre e some; Outro ponto que vejo as pessoas discutindo e em relação a quantidade de arvores, eu não vejo motivo para limitar o numero de arvores que o sadida pode invocar, afinal o conceito da classe é que eles retiram o poder da floresta, porem poderiam modificar algumas características como resistência, vitalidade, intervalo de uso do feitiço ou ate mesmo criar uma mecânica que funcione como um faca de dois gumes ou seja quanto mais arvores em campo mais forte é o sadida (aumenta os danos, curas), porem ao mesmo tempo ele  levaria um debuff (perde pm, recebe uma parte dos danos que as arvores levam, etc), e vocês ja fizeram esse tipo de coisa, quando lançou a possibilidade dos osamodas se fundirem com as invocaçoes, caso ele optace por essa ação, ele deixava as invocações mais fortes, porem ele levava um debuff (redução de vitalidade, redução de danos, perca de PM), pode ser um caminho para os sadidas, mais desde que não seja algo totalmente absurdo e que acabe por inutilizar a classe.

0 -1

O gráfico abaixo nos permite visualizar os resultados da primeira pesquisa de opinião sobre a classe Sadida:

• Dommages: Danos
  • Survie (soin, protection et tanking): Sobrevivência (cura, proteção e tanque)
  • Amélioration: Aperfeiçoamento
  • Placement: Posicionamento
  • Entrave: Entrave
  • Vision actuelle: Visão atual
  • Vision idéale: Visão ideal

Em vermelho, vocês podem observar a visão ideal dos jogadores para cada função da classe. Já o perfil azul apresenta a visão atual e a percepção dela no jogo. 

Assim como a maioria das classes, o Sadida possui dois perfis semelhantes (mas não idênticos): a classe tal como ela é hoje atende globalmente às expectativas dos jogadores. 

No entanto, notamos que vocês acham que a classe é ligeiramente mais poderosa do que vocês desejam em termos de danos, sobrevivência e entrave. 

Estas informações fazem parte dos elementos que levaremos em consideração na hora de equilibrar as classes. Os comentários de vocês nos ajudarão a relativizar o diagrama trazendo uma visão mais concreta e mais próxima da realidade do jogo.

Também gostaríamos de relembrar que, para atenuar as discrepâncias de percepção, a neutralização ou a melhoria não são as únicas ferramentas de que dispomos.

Vocês podem consultar o quadro comparativo das classes no assunto principal.
Pontuação : 85

O que o sadida precisa é nada mais nada menos que um feitiço de empurre, nem que seja para empurar 1 celula, com um custo máximo de 3 pa, isso daria a classe uma mobilidade muito maior do que ela possui, nao sendo mais bloqueada tão facilmente. 
Não importa em qual build, ou elemento, um feitiço de empure tornaria a classe muito mais móvel. 

0 0
Pontuação : 101

Liberação, velho

1 0