O gráfico abaixo nos permite visualizar os resultados da primeira pesquisa de opinião sobre a classe Osamodas:
Em vermelho, vocês podem observar a visão ideal dos jogadores para cada função da classe. Já o perfil azul apresenta a visão atual e a percepção dela no jogo.
Assim como a maioria das classes, o Osamodas possui dois perfis semelhantes (mas não idênticos): a classe tal como ela é hoje atende globalmente às expectativas dos jogadores.
Contudo, notamos que vocês acham que a classe é consideravelmente mais poderosa do que deveria ser, exceto no que diz respeito às suas capacidades de buff (aperfeiçoamento). Esta informação faz parte dos elementos que levaremos em consideração na hora de equilibrar as classes. Os comentários de vocês também nos ajudarão a relativizar o diagrama trazendo uma visão mais concreta e mais próxima da realidade do jogo.
Também gostaríamos de relembrar que, para atenuar as discrepâncias de percepção, a neutralização ou a melhoria não são as únicas ferramentas de que dispomos.
Vocês podem consultar o quadro comparativo das classes no assunto principal.
Exibir contexto da mensagem

- Dommages: Danos
- Survie (soin, protection et tanking): Sobrevivência (cura, proteção e tanque)
- Amélioration: Aperfeiçoamento
- Placement: Posicionamento
- Entrave: Entrave
- Vision actuelle: Visão atual
- Vision idéale: Visão ideal
Em vermelho, vocês podem observar a visão ideal dos jogadores para cada função da classe. Já o perfil azul apresenta a visão atual e a percepção dela no jogo.
Assim como a maioria das classes, o Osamodas possui dois perfis semelhantes (mas não idênticos): a classe tal como ela é hoje atende globalmente às expectativas dos jogadores.
Contudo, notamos que vocês acham que a classe é consideravelmente mais poderosa do que deveria ser, exceto no que diz respeito às suas capacidades de buff (aperfeiçoamento). Esta informação faz parte dos elementos que levaremos em consideração na hora de equilibrar as classes. Os comentários de vocês também nos ajudarão a relativizar o diagrama trazendo uma visão mais concreta e mais próxima da realidade do jogo.
Também gostaríamos de relembrar que, para atenuar as discrepâncias de percepção, a neutralização ou a melhoria não são as únicas ferramentas de que dispomos.
O que eu gostaria que melhorasse: Na minha opinião osa é uma classe muito boa no pvm, mas no pvp nivel alto não se destaca tanto assim, o que nos obriga a ser de chance ou agilidade pra passar dungs lv alto, alem de que invocações são muito frágeis nessas dungs. Talvez criar uma sinergia dos osas com suas invocações, onde não tenha um dano alto como é hj, mas focando na sobrevivencia das invocações e focando na habilidade do osa em late game seja mais benefico a classe como um todo, alem de que as invocações poderiam herdar os danos gerais e não só elementais do osa.
O que eu vejo que não faz tanto sentido: o osa como é agora tem um mecanismo de escoamento de invocações (que como eu vejo foi criado pra evitar que se acumulem muitas no campo) em detrimento do fortalecimento de 1 só, ao meu ver o caminho pra diminuir reclamações (principalmente no pvp, que na minha humilde opinião é como reclamar que um iop bate muito) seria fortificar essa linha de jogo onde seja mais viável manter 1 ou 2 invocações mais fortes ou resistentes ou que seja em detrimento de varias normais em campo.
Outra coisa que me incomoda com o osa é a via elemental de fogo, que deveria servir de suporte para o time (e pra si) e acabou virando a maquina de cura, alem de ter muitas vias futeis (tudo que faz é pra curar) eu sinto falta de algum buff para os aliados, que nessa forma de fogo se torna inviavel pela spell de pa e posicionamento ser variante do dragão vermelho (nem questiono essa posição das spells).
Principalmente de dragoneto, e de sapo.
Mesmo que reclamasse me do spam de invocacoes, cada classe tem seu diferencial e o do osa não deveria ser "dar dano" ou ter a maior parte dos feitiços de dano ao invés de suporte. O esquema que havia em que o feitiço se aplicava a invocações ou aliados(com menor proporção) acho que seria o ideal e com maior frequência, tipo os buffs do elio.
Vocês precisam também considerar os osas não elementais (de spam), estes e os de int foram 100% aposentados.
o problema atual na minha concepção é na via Fogo por mais q tenha cura alta pros aliados, o dano com 4ap é tipo 300/350, osa de int n consegue bater 1000 com todos ap, osa de int é suport porem unico suport q tem é o da cura , pq buffs n tem por serem variantes do drag.. a porra do dragao vermelho q deveria ser a invoc top pro osa de int , debuffa 1 turno (wtf) mano podia ser 2 vai.., o dragao vermelho demora pra ser invocado bate 500 com picada motivante! , o feitiço de 3ap de int em linha reta é uma merda nenhum osa de int usa poderia ser trocado pelo velho corvo era muito mais útil, na build fogo vc fica com varios feitiços inuteis de outros elementos... Q não vao ajudar em nada nem dar dano pq vc n ta naquela build... N gostei de osamodas dar escudo pra invoc , deveria dar uma resistencia tipo sapo mesmo mas claro 1 alvo por turno por exemplo , muitas classes possuem feitiços que ganham escudo deixando a individualidade do zobal não tão sendo individualidade né.. pra mim poderiam deixar escudo de lado no osa e por uns buffs no osa pra via fogo q atualmente esta preso a somente curar os aliados e n invocar nada... Osa de int não possui sustain algum um xelor ou um sacrier ou steamer trocar com osa de int vai tomar muito dano ou ate morrer , pode ser q consiga fugir mas n vai tão longe assim e ja vai estar meia vida.. e de novo tocando no assunto do feitiço de 3ap q te cura quando vc ataca , porem osa de int n tem dano ent vai gastar muito ap e curar nada, se vc usa feitiço de matar invocação e se curar a cura n é suficiente pra sobreviver a uma troca das classes citadas. A melhorias e reajustes q podem ter no osa são poucas e vao ajudar bastante sem deixar a classe muito forte.
_____________________________________________________________________________________________
Je pouvais laisser une boîte d'informations flottante sur les invocations qui était toujours le plus grand mystère pour moi. Ne pas savoir à quel point elles vont frapper précisément pourrait faire de cette boîte flottante comme celle du Wakfu et si elle doit au moins réduire le nombre d'invocations des Osamodas Veuillez transmettre davantage de caractéristiques du personnage aux invocations telles que HP, Critique, Puissance, Esquive / Verrouillage, Retrait de PA / PM et résistance au retrait de PA / PM
contra algumas raca pvp eu ganho sem nem me preoculpar, agora contra sacrier, eca, eni, iop, sram muito dificil de ganhar pq?
todas essas raca acima consegue causa um grande dano e alem disso eles ou se cura com pouco ap ou te bate se curando, ou entao gera um escudo de 1k+....
mais todos dis a osa agi bati 1k por turno.... mais se vc hita 1k em um osa agi aqele 1k ele nao consegue se curar, a nao ser q ele perca 1 turno inteiro invocando dando picada motivante e se curando, para vc curar 1k vc tem q invoca alguma invoc de 4 ap, mais 3 da picada mais 2 pra cura, se vc eh 11/6 vc não faz porra alguma...
mais creio eu q o foco do osa sao as invoc... entao deveria tem um buf nesse sentido pois se vc eh agi vc eh obrigado explodi os tofu, se vc eh chance vc tem um dano mais acabou as invoc acabou dano, int nao tem dano e muito menos se cura... forca atualmente eh a raca mais viavel pra pvp e pvm pois ela tem dano, volta life quando bate, reduz oa danos consegue puxa bloquear e deixa em gravidade... porem suas variáveis acaba afetando mt a raça, no meu ponto de vista osa esta sim forte, mais esta forte contra caçar q gosta de ficar escondido e batendo, como cra.... mais racas q tem um bom dano e consegue ter uma cura ou um escudo com poucos ap ela nao faz nem cócegas, entao acho q talvez o osa deveria ser uma raca para q possa poluir o mapa ja q ele nao sao como as outras raca q se bufa.... e somente bufa os aliados entao deveria diminuir o intervalo de relançamentos das invoc ou ate mesmo poder invocar 1 drag 1 tofu juntos pra ajudar ... pq a variavel do elo eh uma bosta... uma soh serve pra 2 turno com um custo alto de ap a outra fica 5 turnos porem vc mata sua invoc....que ja sai total da linha de raciocínio de um osa, osa eh uma raca de controla animais de gerar animais entao deixa ele fazer o papel dele....lota o mapa com animais e controla quem ele quiser quando quiser .... sem ficar sacrificando invocacao pra no turno seguinte elaa fazer falta, ou seja pra mim osa deveria invoca mais q 1 tipo de animal... sem ser como esta, tipo tofu mais drag tof mais papatudo... e rever o conceito dele ficar matando suas invocação... ou q seja para matar por algo util... nao matar para controla...
Ironicamente, como falei no inicio, os paparneiros têm a mesma taxa de bloqueio de outras invocações da mesma família e podem ser invocados a toda hora, da mesma medida tirando AP a toda hora, enquanto um tofuzim doente lá só pode ser chamado a cada 2 turnos, a contar o turno atual. A sugestão que dou é que transfira a retirada de até 2 AP no máximo por turno e por alvo em papatudos grandes (branco) e o paparneiro só bloqueia e ataca à distância, porém, com pouca taxa de bloqueio, visto que pode spammar esta invocação durante a batalha.
O mesmo fundamento do equilíbrio de feitiços devem ser revistos no caso dos sapos pretos, que acumulam venenos sem limites, ao contrário do sram e até do kilorf que têm efeitos/feitiços delimitados.
Por favor, pessoal da Ankama, considerem essas sugestões de modo a equilibrar a raça que está impossível de bolar algum plano para fazer o jogo virar. Se eu ganho 3 a cada 10 osamodas, é muito, porque infelizmente, nenhum jogador da classe precisa se dar o trabalho para ganhar de qualquer um que não osamodas.
EDIT:
Hoje mais cedo perdi pro osamodas lvl 194 enquanto sou enu ômega. O cara so ganhou de mim porque me fez perder 2 AP com (pasmem) único parpaneiro que ainda me bloqueou com eu tendo mais de 120 de fuga. Com certeza, essa invocação foi decisiva para um osa ganhar de mim, pois faltava pouco para mandar o osa ir na lona.
Mas tem nego q diz q osa de int n ta ruim.. vei.. serio? Comparado as outras builds e classes está sim , então ser jogavel é ser bom? Não.
Você consegue notar que existem por exemplo, Osamodas nível 170~180 que estão em liga lendária no koliseu. Vão dizer que isso é porque os caras são bons ou porque essa classe está realmente acima das outras? Não vi nenhum cra e nenhum roublard, por exemplo, nesse nível de luta.
Sobre as invocações que podem ser invocadas todo turno eu até acho justo por ser uma raça invocadora. Transmissor claramente é um buff para os aliados e não pras invocações, 2pa pra uma invoc que já ganha isso quando o osa tá transformado não faz diferença... deveriam revisar isso também.