FR EN DE ES IT PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

Tutorial Gigante: Como Escolher sua Build de Steamer (Versão 2.32)

Por Lynn-Reiginleif - EX-ASSINANTE - 12 Novembro 2014 - 19:19:04
Reações 41
Pontuação : -3346
jpiauii|2014-11-25 22:41:15
Fiz um steamer int, to lvl 62 com uns 450 int e aprox. 1250hp pelo q me lembro.
O problema msm é o super baixo alcance...
Fui 3 lutas koli desequilibradissimas (a gnt com 1 high lvl e 2 low lvl e o outro time com 3 high lvl..), ganhamos 2 e perdemos uma, mas o negocio é o seguinte: Meu hit nas 3 lutas somados foi 0 ¬¬
Tudo q eu fiz foi curar, meu time venceu a primeira luta por causa disso, mas estou "frustrado" por n ter hitado bosta nenhuma..
Eu curo no salva vidas 150 e na guardaça lvl 2 100, se eu mudar pra str a cura vai cair mt?
Só preciso saber isso, pq normalmente mapa koli é grande e eu n faço nada além de curar, o q é um saco, se eu qsesse curar apenas eu faria um eni q compensaria mais.
qr ver eu resetar p str e só vim mapa pequeno dps hue hue
Desculpe por eu não ter respondido antes. Devo ter visto, pensado "respondo depois", e esquecido.

Anyway...sim, o alcance de int é ruim. Por isso recomendo que use arcos. Ou torta de alho. Mudar pra str vai praticamente zerar a cura do salva vidas, e a guardaça vai curar um pouco menos (tipo, 70~80, não sei). Mas, francamente, você pode fazr outras coisas. Exemplo: invoca arpoaça lá na frente; usa grapnel nela; usa suas magias de dano; corre de volta. Além disso, nas 3 partidas, não tinha nenhum combatente de curta distancia? Síndrome de cra? Enfim...você tem opções.

FilipeZac|2014-11-30 12:05:13

Lynn-Reiginleif|2014-11-12 19:19:04
Nv. 21: Ressaca do Mar: causa danos médios e empurra o alvo em 2 casas na diagonal. Ativa o estado terra na arpoaça. Semelhante a magia corrente, mas um pouco mais útil, por ser capaz de causar danos de empurrão (assim, ativando o veneno da magia tridente). Também é mais útil em PvM, por manter inimigos a uma distancia confortável.
So corrigindo a magia Ressaca do mar agora se chama Refluxo só falando.
Ah,ok. Eu jogo em inglês, então nunca sei o nome em português.

Tutorial alterado. Nova dica adicionada, descrição da arpoaça modificada, e nome do refluxo corrigido. Obrigada, Ohnituock e FelipeZac!
0 -1
Pontuação : 536

Olha, dizer q meu hit foi 0 foi exagero, pq na segunda partida eu hitei s em uma xelor q foi pra cima (2 iops 100+ str q n foram pra cima e a xelor foi haha), mas oq eu mais fiz em todas as partidas que eu fui foi curar msm, e gostaria de dizer q fiz isso bem até.. sem falar q em uma quarta q eu fui eu tava ajudando um osa low e eu a fugir de um iop lvl 120, pena q tive q sair no meio da partida <_<
Bom... essa semana ou semana q vem meu ps4 chega milagre da black friday kkkk e eu talvez não jogue mais.. mas foi mt bom jogar esse jogo por aprox. 6 anos =D

0 0
Pontuação : 965

A melhor raça para mim \o/! Amo amo!

• Em relação ao ataque da Arpoadora e a cura da Guardaça:
Não nos esqueçamos de que as torres tem prioridades. No caso da Arpoadora: Inimigo>Aliado, e no caso da Guardaça: Aliado>Inimigo. A questão é que tais prioridades são mais perceptíveis quando elas estão apenas no nível I, mas quando elas estão no nível II elas tendem a se beneficiar. Vamos a um exemplo:

- Há três seres no mapa, que seria o meu Steamer, a minha Arpoadora e o meu inimigo, e digamos que tanto eu como o meu inimigo estamos ao alcance dela em seu primeiro nível ,ou seja, três quadrados contados a partir do que ela ocupa (pelo o que eu me lembre). Também adicionemos o fato de que o inimigo está com o seu Hp completo e eu com alguns prejuízos no meu.
Como a torre está no nível I ela possui apenas um ataque, ou seja, ela tem de escolher quem vai atacar. Lembrando da sua prioridade (Inimigo>Aliado), ela tende a atacar o inimigo mesmo que eu esteja com pouca vida.

O "problema" se dá quando ela está no nível II. Como ela tem dois ataques se torna INEVITÁVEL eu não ser atacado, mas, com os tempos de experiência que tive com meu Steamer (que se dá desde o seu lançamento), ela tende a seguir a regra do mais prejudicado, ou seja, ela vai atacar primeiro aquele que estiver com o menor Hp para depois atacar outro.
Nesse caso, como eu e nem a minha torre não foram bem posicionados, a tendência é eu ser mais prejudicado, podendo até mesmo morrer por conta disso e a batalha ser perdida.

O mesmo funciona com a Guardaça.

• Em questão á relação de Str e Cura da Guardaça:
- Por mais que o Steamer de Fogo tende a ter uma cura mais vantajosa, não nos esqueçamos que o fator aliado é o que pesa mais na cura da Guardaça.
A verdade é que a Guardaça lança uma cura de certa porcentagem em relação ao alvo. Um aliado que tem 1000 de Hp vai receber mais do que um que tem 500 de Hp.

Lanço aqui a informação do Dofus Wikia Ingles:

• Maintenance I; 7% max vitality + 9-11 heal; Used at Evolution I
  • Maintenance II; 9% max vitality + 9-11 heal; Used at Evolution II
  • Maintenance III; 11% max vitality + 9-11 heal; Used at Evolution III
  • Rescue; 20% max vitality; Used at Evolution III, on target designated by the First Aid spell.
Sou Steamer Str, mas aos poucos hibridizando. Tenho um total de 430 de Str e 110 de Int. Posso dizer que a cura da minha Guardaça está inteiramente palatável, satisfaz.
Você mesma Lynn foi espectadora da cura dela. Está com um tempão (Praticamente Fevereiro desse ano) que fomos ao calabouço de Frigost e você se impressionou com a cura que recebeu da minha Guardaça nível II, mesmo eu tendo tão pouco de Int.

Particularmente escolhi essa build porque vi que, além de causar danos satisfatórios e ter um ótimo alcance, tenho uma cura satisfatória e movimentos livres.
Geralmente as pessoas dizem que um Steamer deve escolher um papel na luta, mas a verdade é que você tende a ser híbrido querendo ou não.É apenas uma questão de estratégia.
LÓGICO, é FATO que você não vai desempenhar os três papeis perfeitamente se você se concentrasse apenas em um, mas, como sempre digo, Steamer é um Pato: Voa, nada e anda. Querer priorizar um papel nele tende a "descaracterizá-lo".

Em fim, cada um com o seu Steamer.
Fico muito feliz de ver esse tutorial.
0 0

Direto da descrição da arpoaça:
"Ela normalmente tem inimigos como prioridade, mas a AI dela é muito estranha."

Eu sei que as torres normalmente tem essas prioridades, e eu coloquei nas descrições delas. Mas elas nem sempre seguem essa prioridade, as vezes atacando 2 aliados e um oponente quando podia ter atacado dois oponentes, por exemplo (por isso, ela é meio estranha).

Eu também sei que a int influencia pouco na cura da guardaça, e tenho certeza que mencionei isso em algum lugar (não estou com tempo de procurar agora). Se a int influenciasse mais, eu colocaria uma recomendação separada para as builds int na descrição da guardaça. Mas muita gente faz steamer pra substituir enis em teams, então, qualquer aumento na cura é bem vindo.

Ser híbrido ajuda a escolher um papel na luta. Tem diferença entre escolher uma função dentro da luta, e escolher uma build pra melhorar uma função fora da luta. O que quero dizer com escolher uma função em luta é basicamente escolher uma torre que te beneficia mais e se focar nela. Isso não tem relações com a build que o steamer usa, e sim com as necessidades atuais do combate.

Resumindo...obrigada pela ajuda^^ Mas acredito que eu já cobri isso tudo XD

1 -1
Pontuação : 965

Na verdade minha resposta foi mais voltada para o que o onhitouck disse mais acima.
Além disso, a resposta dada tanto sobre a guardaça quanto a função do steamer foi voltada para a jpiauii.

Deveria ter citado, assim não geraria uma interpretação errada.
Não quis dizer que você não tenha citado e explicado no guia, só quis dar uma nova resposta (e repetida, afinal, você já explicou bem no guia) aos integrantes mais acima.

Em relação ao ataque entra o que o onhitouck citou levemente e o que falei: O que será mais prejudicado é o que vai levar dano da Arpoaça (apesar de suas prioridades)

Agora uma dúvida:
Não sei se mudou, mas a Taticaça trocava de acordo com a ordem que eu usava a Luneta, e não pela sua proximidade.

0 0

Ah, desculpe XD

E isso do periscópio (ou luneta, sei lá;a tradução não se decide) foi modificado em setembro.

0 -1
Pontuação : 1164

No meu steamer eu fico em dúvida entre Fogo/Água ou Fogo/Terra. Sim, eu não quero abrir mão do suporte, então não quero deixar de ter int, mas, qual a diferença particular entre a Fogo/Água e a Fogo/Terra? O alcance das duas são boas. Eu penso que com fogo e água o mapa possa ser manipulado melhor, empurrando inimigos enquanto dá dano, dando alcance pra aliados e batendo bem com o mesmo feitiço (Luneta). Já na build de fogo com terra eu acho que não daria pra utilizar a passiva do Arpéu, a vantagem primordial seria apenas bater a distância com Ancoragem, mas essa vantagem já seria 70% feita com luneta, (70%, pois ela perde em conjurações por turno no mesmo alvo, mas o dano é superior.) A fogo e água tem vantagem de sets mais baratos e mais cedo... Porém não fica claro a diferença de táticas entre elas. Eu penso em suporte

0 0

Fogo/água é mais limitado, mas possui melhor potencial de dano e AoE. Fogo/terra é mais versátil e tem melhor alcance, mas francamente, eu acho mais tedioso XD

0 -1
Pontuação : 39

Lynn, ótimo tutorial, mas uma pergunta, vc chegou a jogar bastante com todas essas builds? não vejo como alguém pode achar steamer tri-elemental/potencia bom, e também não vejo porque fazer um steamer bi-elemental. Enfim, minha visão sobre todos testes de builds que fiz (todos testados em koli apenas), mas enfim, vejo muita gente falando mt coisa de steamer, o que não vi até hoje, foi 1 steamer bom em koli (e olha q eu fiz koli do 50 em diante), estou ainda pra ver um steamer bi/tri elemental com uma cota que não me faça rir.

Edit: Só adicionando, eu nem de longe diria que steamer chance bate mais que steamer STR, apesar das skills terem um dano muito maior, é MUITO raro conseguir usar espuma tanto quanto arpão/refluxo, e a médio range ambush>all, lembrando que a longo range força ganha também.

0 0

Não, eu não cheguei a jogar de steamer trielemental. Eu joguei (e jogo) de bielemental, e joguei com todas as builds bielementais, e todas são boas. Quanto a trielementais, eu pedi a opinião de outros steamers, e sei o suficiente da forma como o jogo funciona, sets e afins, pra ter noção de como a build funciona e quão forte ela é.

Suas experiencias com steamer são ruins, mas isso não significa que a build seja ruim. O maior problema em geral é que a maioria das pessoas não sabe hibridizar um personagem em níveis médios (ou simplesmente nem tenta...perpetuando a lenda de que só é possível fazer um personagem híbrido se for rico e 190+, quando a minha steam se virou muito bem como híbrida desde o nv 1 sem scrolls). Minha steam é int/cha nv 154 atualmente, e ela cura bem, bate razoavelmente bem (a personagem está em transição de sets, então os stats estão um pouco ferrados...vai melhorar quando equipar o resto do minotot), e exerce suas funções muito bem.

0 -1

Entendo, não acho q minhas experiencias foram ruins, simplesmente acho builds monoelementais melhores pra steamer, eu sempre gosto de ser hibrido, na maioria das classes, mas simplesmente n sinto steamer hibrido sendo bom, devo testar novamente la pelo 170, 180, 190, etc, mas acho que vou continuar achando inferior... Se vc n se importa, qnt é sua cota atualmente em koli? porquê eu n to mentindo quando digo que NUNCA vi um steamer bi/tri elemental com uma cota decente...

0 0

Francamente, eu acredito exatamente no contrario do que você pensa: a classe foi feita pra ser híbrida. As builds em si, monoelementais, tem falhas muito grandes (falta de alcance, magias muito limitadas, ou simplesmente não ter um fator que a define). A estrutura da classe depende de você ser capaz de usar seus efeitos bem, e para maior eficiência, hibridizar é ideal. E o steamer que me ajudou com esse tutorial, inclusive, é trielemental, e um dos melhores steamers por ai. Eu não vou PvP, nunca, mas este steamer participou do torneio pré goultaminador do ano passado (no qual ajudei com a narração das lutas), e ele foi um dos destaques do torneio. Acho que é um simples caso de a maioria das pessoas não saberem montar e usar steamers em geral, não as builds em si. Minha steamer faz tudo que eu preciso que ela faça, tem um dano razoavel pro nível e pros equipamentos que usa, e exerce seu papel muito bem em relação a minhas outras personagens (similarmente equipadas...e eu tenho 12 personagens 145+ atualmente, tenho uma excelente base para comparações). E ela foi hibrida desde o nível 1. A única vez que precisei torna-la mono foi meramente por não ter um set adequado para ela. Steamers híbridos funcionam muito bem, e lembro de discussões antigas sobre como steamers monoelementais não valem a pena aqui no fórum (o consenso final foi que só mono int valia a pena).

0 -1

Entendi! Lynn, não estou falando que você não sabe jogar ou algo do gênero, já analisei varias builds suas e diria que 90% são 10/10, o que eu estou pontuando é que eu, em koliseum, não vejo steamers bi/tri elementais jogando bem, entendo que existam ótimos steamers bi/tri, mas, entre videos de youtube, e koliseum, nunca presenciei, além disso, em teoria, não vejo porque um steamer seria bom bi-elemental, não vejo ganho nenhum.. normalmente as classes multi, são multi porque ganham em dinamismo, mas não vejo isso acontecer pra steamer, já que a harpooner só bate em 1 elemento, e, tirando int, força e chance tem um range bom sim... não acho que um steamer 800 força, 800chance, usando um combo arpão+espuma+espuma vai dar mais dano que um steamer com 1100 força usando arpãox2 + refluxo... ou um steamer 1100 chance batendo espuma x2+luneta, lembrando novamente, que uma vez que a arpoadora esteja lvl 3, qualquer build mono-elemental vai disparar nos danos em relação a builds bi/tri. Sobre int, não acho que steamers ints devem investir muitos pontos de int, eu diria que pelo menos 70% da cura deles é baseada em % e não int, e os danos (apesar de serem altos), tem pouco range e não são tão fáceis de acertar, sempre que vou int foco em ser 12/6, vit e resists, já que sendo um steamer int você não tem mts meios de se curar, tirando a cura da guardiã e o roubo de vida de pirataria.
Você por acaso tem algum link pra um steamer bi/tri que seja bom? tenha cota alta ou participante de algum torneio grande? Eu realmente ia AMAR se eu conseguisse aceitar o fato de que steamer bi/tri é tão bom quanto mono, ou melhor, tendo em vista que acho muito mais divertido jogar sendo bi/tri.
E sobre ser mono, não vejo problema, quando fui mono int (2x), foquei em 70% dos casos em evoluir a guardiã e gerenciar o posicionamento no map, eram raras as vezes que eu focava em bater/upar harpooner... Não tive problema nenhum com essa build.
De chance, (1x) vejo 2 problemas, 1: É muito difícil me ver numa posição possível de usar espuma na primeira ou segunda casa, sendo STR, é muito mais facil bater arpão+refluxo, e da um dano quase igual espumax2. 2: Sinto que falta skills de range nessa build, poder usar apenas 1x luneta, apesar do dano alto dela, é muito ruim, em questão de distancia, ancoragem bate mais longe, e pode bater 2x, superando em muito o dano de chance.
Sobre STR, (2x) é minha build preferida, não tenho problemas com alcance, bato facilmente a 14+ de range com 2 ancoragens, não sinto que falta dano, arpão2x+refluxo da um ótimo dano, e não sinto que falta alguma dinâmica, porque posso facilmente upar guardiã e manter os danos com as 3 skills.

0 0

Sei que você não está falando de mim (até porque você nunca me viu jogar =p). Só estou explicando que, pelos números e pela minha experiencia, funciona. Eu posso estar errada, é uma grande possibilidade, principalmente porque eu não vou PvP, então não posso falar com absoluta certeza sobre o assunto.

Tendo dito isso...como assim não se ganha nada com híbridos como steamer? Int ganha alcance, cha ganha menos limitações, e str ganha suporte ou manipulação de mapa. Eu diria que todas estas são opções válidas. Além disso, você está falando na arpoaça...ok, mas...eu provavelmente não evoluiria a arpoaça em koli, na maioria das vezes. Eu exerceria um papel de suporte, seja por curas, seja por manipulação de mapa, porque na maior parte do tempo, os times tem quem de dano, então eu me focaria em outra coisa. Além disso, mesmo evoluindo a arpoaça, ser híbrido ajuda no dano da emboscada, que você COM CERTEZA vai usar se chegou a ponto de deixar a torre em evolução III. No caso de um steamer cha/str, sim, não tiraria muito mais dano, mas...e se o alvo tiver uma resistencia alta a terra? E se você não puder, por algum motivo, usar refluxo? Nessa situação, chance fica um pouco mais viavel...além disso, ser capaz de empurrar multiplos alvos e causar dano em área pode ser um tanto útil. Ser capaz de bater E ativar a arpoaça ao mesmo tempo É útil.

Além disso, existe o fato de que você VAI ter que usar feitiços dos elementos em certas ocasiões (especialmente chance), que pontos de feitiço vão sobrar, e, mais importante que isso, a maior parte dos sets dá mais de um elemento anyway. Por exemplo: uma amiga minha tinha uma ecaflip. Ela resolveu ser mono int, e focar em int. Ela acabou com uns 1100 int, e...500 agi. Os danos de agi dela eram decentes, potencia razoavel, e tinha pontos de feitiços sobrando. Mesmo com foco em int. Então...porque não usar agi também? Se está lá, porque não usar? Essa é uma forma de hibridizar pra quem não quer perder danos. Ela é mais eficiente que uma build mono (por ser essencialmente construida como mono), e ainda funciona como híbrida. Só que ela exige conhecimento dos equipamentos.

Eu fui int/str na minha steam original, e quando peguei nv 80, passei pra mono str pra reciclar meu set terrdala. Eu quitei minha steamer pouco tempo depois, porque francamente, acho a build EXTREMAMENTE tediosa, pelo menos em PvM. Sim, ela funciona...mas francamente, eu sinto que falta algo nela. Ja fui mono das 3 builds, em um momento ou outro (por causa de sets), e eu não gosto de nenhuma como mono: int funciona, mas não gosto da falta de alcance (apesar de que vapor nv 6 tem um alcance respeitavel) numa classe que cria zonas onde nem ela mesma pode entrar; a falta de alcance cria complicações em relação a arpoaça. Chance tem as limitações de uso e alcance que já citamos. Força não tem um diferencial, na minha opinião. É difícil definir, mas tem outras classes que fazem o mesmo que o steamer terra, melhor. Em geral, um steamer terra tem dano com um pouco de manipulação de mapa e curas...um ecaflip faz isso, e de forma bem mais agil, não?

De qualquer forma, as builds mono não são RUINS...as recomendações delas mostram que elas são, pelo menos, boas (exceto chance). Eu simplesmente acredito, com base na minha experiencia com a classe, que as builds híbridas funcionam melhor. Eu posso estar errada, mas pelo que eu joguei e testei, eu acredito que seja assim. Só isso.

0 -1

Entendo. Mas ainda não concordo com a maioria das coisas que vc disse =P, vc me consegue o link do steamer que vc disse que se destacou no camp? ou algum steamer bom que não seja mono? Já tentei assistir partidas em koli, mas 100% dos steamers que eu vi simplesmente não sabiam jogar... Até mesmo os lvls 200 não sabiam ao certo o que estavam fazendo. Não que steamer seja uma classe super complexa, mas acho que a maioria das pessoas que jogam dofus simplesmente não conseguem criar estratégias ou entendem as mecânicas/classes do jogo, vejo apenas pessoas copiando builds já existentes e fazendo m**** em koli. Enfim, se vc tiver algum link pra que eu possa ver como steamer pode ser bom não sendo mono, eu agradeceria =)

0 0

Você é livre pra discordar de mim, como todos são^^ Mas só mudarei meu ponto de vista diante de argumentos convincentes. Nada do que eu digo é a verdade absoluta, apenas a forma como percebo o jogo.

Eu disse no final do tutorial, os dois melhores (e praticamente únicos) steamers que conheço são Bubblesphere e Ócio. Não tenho links de nada deles, exceto esta luta do pré goultaminator do ano passado (infelizmente, sem a narração, mas...) do Bubblesphere, que foi um dos jogadores destaque da coisa, mesmo perdendo cedo no torneio (por culpa do time dele, se me lembro bem).

Clique aqui

0 -1

Que show de horrores essa luta, parece os kolis q eu vou skopaOSKOakopskpoAOSPaokpsAOKPSKO. Na moral, só vi gente fazendo merda, o bubble foi um deles. Mas voltando ao assunto, o bubblesphere nem tem cota em koli e o Ocio só tem 1390 de cota, tb n serve como parâmetro... Mas enfim, vou procurar uns steamers 1700+ ver se consigo assistir algumas lutas, depois eu dou o retorno aqui!

0 0

Boa sorte. Não acho que vai funcionar muito. Steamer não é exatamente uma classe muito usada, poucos que usam usam ela bem, e menos ainda vão koli. Além disso, eu não confiaria no sistema de cotas do koli, visto que as lutas podem ser vastamente desbalanceadas, pessoas perdem lutas de propósito, e por ai vai...é muito dependente de sorte pra ser confiável.

0 -1
Pontuação : 317

jogo ofus a 5 anos e to sempre aprendendo,li o seu tuto sobre ecaflips e achei otimo,parabéns e continue fazendo tutoriais é sempre bom ler e aprender com pessoas mais experientes

foi bom poder aprender ainda mais sobre a classe que mais gosto ecaflip ^^

0 0
Pontuação : 2505

Vale a pena ficar jogando com um até o final de todo o jogo? Quero dizer, fazendo todas as quests e tal? É possível fazer as quests de high lvl que demandam que você faça sozinho? E em geral, a classe está boa enquanto híbrida (penso em começar sendo de str/int e dps virar tri)?

0 0
Comentar neste tópico