FR EN DE ES IT PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

Ankama Launcher - versão nativa Linux

Por surname1 - EX-ASSINANTE - 14 Fevereiro 2020 - 19:36:43

Há uns 3 anos atrás eu criei um tutorial de como instalar Dofus no linux porque a Ankama não disponibilizava todas as dependências e o adobe Air para rodar o Dofus (mesmo sendo fundamental para que funcione) e quem quiser ver, o link é este: Tutorial Dofus no Linux nativo (e mesmo sendo a versão nativa do Linux, a Ankama ainda utilizava do Wine por baixo dos panos. Fazer o quê, pelo menos a interface não ficava tosca como quando instalado pelo Wine a versão do Windows e eu sei disso porque o jogo pedia para instalar).

Depois de um tempo, com as atualizações dos sistemas operacionais Linux, parou-se de dar suporte a algumas dependências, o jogo foi ficando cada vez mais defasado e a Ankama fechou os olhos para essa defasagem, provavelmente por considerar que o jogador pode simplesmente instalar a versão do Windows com o Wine, mesmo a própria disponibilizando pelo site um versão "Linux".

Agora com o Ankama Launcher, testei a versão LINUX do site nas distribuições mais "famosas" (as comumente mais usadas e difundidas), e sim o Ankama Launcher funcionou na maioria delas, mas 2 DOS 3 JOGOS QUE SÃO O MOTIVO DE TER BAIXADO O PROGRAMA, NÃO FUNCIONARAM. O único que funcionou em minhas tentativas foi o agora chamado de Dofus Retrô e em um dos sistemas funcionou o Wakfu. Dofus funcionou em nenhum.

As distribuições usados nos testes foram:
Ubuntu 19.10 GNOME;
Ubuntu 18.04 GNOME;
Ubuntu 16.04 Unity ;
Mint 19.03 Cinnamon;
Mint 18.03 Cinnamon;
Mint 17.03 Cinnamon - Launcher não executou;
Elementary 5.1 Pantheon;
Deepin 15.11;
openSUSE 15.1 KDE - Além do Dofus Retrô, Wakfu funcionou, tendo o Dofus sem funcionar;
Endless OS 3.7 GNOME;
Debian 10.3 KDE - Launcher não executou.
Todas X64 e usando a versão X64 do Launcher.

É dito no site do Dofus quando vai baixar "A Ankama oferece uma versão compatível com o Linux, mas não garantimos o suporte ao cliente e não nos compromissamos a fazer o jogo funcionar em todas as distribuições Linux.". Então ela simplesmente juntou algumas dependências, colocou umas adaptações aqui e ali e disse "Pronto, a versão Linux está feita, agora te vira, mesmo que não funcione em nenhuma distribuição, pelo menos eu fiz."? É isso? É irresponsabilidade com seu consumidor que vê no site uma versão para Linux, instala em N distribuições e não funciona em nenhuma! É melhor dizer que não tem compatibilidade! É para quando for pesquisar pelos jogos e aparecer nos mecanismos de busca "Plataformas: Windows, Linux e Mac OS" só para passar uma falsa sensação de que o jogo está em todas as plataformas? É muita irresponsabilidade da empresa, afirmar que algo tem compatibilidade em um sistema operacional só para iludir e ludibriar os consumidores! Se algo não funciona, retire das opções, é melhor que enganar os consumidores! Eu poderia continuar instalando em mais distribuições e continuaria sem funcionar! O correto é a Ankama colocar que o Launcher é para Windows, Linux e Mac OS, os jogos, não! Muita irresponsabilidade da empresa fazer os clientes perderem tempo tentando fazer algo que não funciona, funcionar! Eu, como consumidor, me sinto lesado.

Esta é minha opinião e crítica como consumidor dos jogos da Ankama e jogador de longa data, na esperança de alguém saber se existe alguma distribuição em que o Dofus funcione.

3 -1
Reações 5
Pontuação : 2352

Realmente tá todo bugado. Eu parei de jogar dofus há uns meses desde que saiu o nerf do osa(antes desse nerf mais recente). Naquela época ainda estava funcionando. Não está lançando o jogo. FIca nessa tentativa de conversão de um Json.

Provavelmente algum erro nessa emulação horrível que fizeram com o wine. O incrível é que a steam consegue usar o wine pra rodar jogos extremamente pesados no linux e a ankama n consegue fazer um launcher decente.

1 0
Pontuação : 1

FALSO!!!

Dofus funciona perfectamente en Linux, aún mejor que en Windows:

Guía para instalar y configurar Dofus:
https://www.dofus.com/es/foro/4-charlas-generales/887693-como-instalar-dofus-linux-lubuntu

Guía para solucionar problema del Launcher:
https://www.dofus.com/es/foro/30-problemas-soluciones-tecnicas/887263-bug-ankama-launcher-linux-solucionado

0 0
Pontuação : 195

Como assim falso? Eu vi o seu tutorial e é simplesmente uma gambiarra do WINE que é feita para solucionar um problema que a ankama não corrigiu. No meu tópico é dito que é feito o download do jogo de sua versão nativa em linux e reclamo que em 2017 a Ankama já usava o wine para algumas coisas do Dofus. Eu fiz o download da versão nativa PRO LINUX, não um launcher nativo linux que usa WINE para traduzir um programa windows, e digo que o jogo não funciona.
Ao invés de você dizer "FALSO!!!" deveria dizer que o jogo na verdade é agora totalmente traduzido da versão windows pelo WINE e que possui um problema e pode ser corrigido de tal e tal forma que você explica em seu tutorial, e não dizer que é falso um fato que eu disse que o jogo não estava funcionando ao apertar "Jogar" no launcher.

1 0
Pontuação : 1

Alguma atualização mano? Estou desde ontem pesquisando como rodar no meu Linux Mint aqui...

0 0
Pontuação : 16

Opa, jogo tranquilamente no Ubuntu 18 (distro provisória, já que não sou nenhum fã do Ubuntu). Na verdade, tem rodado melhor do que no ruWindows. Siga essas dicas aqui (usei a opção 2 desse link) e aqui. Espero que te dê um norte.

Sinceramente, não vejo problema nenhum em usar o Winehq, aliás, ele ta aí justamente para este propósito. No geral, minha experiência com o Dofus no Linux tem sido muito boa, com algumas exceções para problemas de gestão de memória (provável que isso seja coisa Wine, na verdade).

Enfim, instale todas as dependências necessárias para rodar o Wine, siga as dicas dos links acima (principalmente do primeiro) e atente aos logs de erro. Além disso, para quem usa Arch e derivados, tem um pacote no AUR (o qual não vou colocar o link, já que ainda não testei e nem verifiquei a procedência, mas fica a dica para análise xD ).

1 0
Comentar neste tópico