FR EN DE ES IT PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

Sugestão para dinamização da economia e interação no Crocabulia

Por -WarLord- - ASSINANTE - 31 Julho 2018 - 08:22:11

Olá!

Eu joguei no servidor Spiritia desde o segundo dia de sua abertura, jogo agora no Crocabulia e venho acompanhando a evolução, auge e queda do servidor em alguns aspectos desde então, e gostaria de propor uma solução (talvez a mais adequada) para algumas questões, e para isso precisaria tanto do apoio dos jogadores que concordam e conseguem enxergar o problema, quanto dos moderadores da comunidade para que nos façam ouvidos. 

É notório no Crocabulia o êxodo de jogadores para outros servidores, principalmente para servidores mais populosos, já que o Crocabulia vem sendo motivo de muita preocupação não apenas com relação à sua economia, que é alvo de muitas críticas de jogadores que simplesmente não conseguem comercializar itens pois não há um equilíbrio na oferta e na demanda tanto de recursos quanto de equipamentos, mas também na interação entre os poucos jogadores que nos restam. O fato é que o servidor é composto majoritariamente por jogadores muito "antigos" que, assim como eu, acompanharam toda a história da comunidade luso-brasileira no Dofus e tem um carinho pelo jogo que não se desenvolve facilmente por outros jogos, e isso está diretamente ligado aos problemas que o servidor vem enfrentando. Especialmente no Brasil, onde resido e posso afirmar com maior segurança, não há ou não vem sendo suficiente o incentivo para que novos players comecem a jogar, suprindo a procura por itens e recursos que se tornam obsoletos na economia, assim como a procura por conteúdos de nível baixo e intermediário. O que vemos são muitos jogadores de longa data com seus times completos e desenvolvidos que exploram apenas conteúdos avançados e evoluem seus personagens diretamente para o nível máximo com a mínima exploração possível dos conteúdos de nível baixo, e uma dependência de jogadores novos que não conseguem interação nos conteúdos de seus níveis devido à baixa população do servidor. Outros citam boatos de uma possível fusão com algum servidor internacional, o que é de uma praticidade extremamente questionável. Até quando vamos fundir servidores por decadência populacional num jogo tão atraente e incrível como Dofus? 

Evidencia-se, então, que há muitos itens e recursos (principalmente de nível alto) para poucos jogadores, e os esforços da Ankama de valorizar certos recursos e equipamentos poderiam ser muito melhor recompensados se a empresa investisse um pouco mais na divulgação do jogo para novos jogadores de forma inteligente e pontual, mas também constante. Investimento que geraria um retorno financeiro para a empresa e, em pouco tempo, notaríamos uma melhora considerável na economia e na interação do servidor, que se tornaria muito mais dinâmica e pararia este êxodo de jogadores para servidores mais populosos que nos prejudica ainda mais, além de vários outros problemas que seriam solucionados por consequência, dando uma "nova vida" pra nossa comunidade. Acredito que esse é o único jeito. Se o Lyafar ou algum Comunnity Manager puder levar nosso apelo adiante, ainda podemos salvar o Crocabulia.

6 -1
Reações 11
Pontuação : 40

Concordo com você!
Jogo há muitos anos, porém tive algumas pausas. Cada vez que volto a jogar depois de um tempo parado esta mais difícil se comercializar os itens em geral e esta menos interativo em relação aos players, todos que eu jogava junto antigamente tem pelo menos 4 personagens hoje em dia e conseguem fazer qualquer coisa sozinho...As áreas que eu upava quando era nível baixo nem sequer tem gente, pois nao tem novos players, os personagens novos que aparecem são de jogadores antigos, que criam novas raças e upam com seu time ao nível máximo em questão de dias.
O que está acontecendo no nosso servidor está claro, ninguém começa a jogar dofus hoje em dia, o jogo esta composto por poucos players com vários personagens cada. 
Claro que ainda existem os que valorizam a interação dentro do jogo, sempre estão dispostos a ajudar e jogar junto, porém infelizmente são a minoria... se continuar dessa forma este servidor acabará em breve, vai restar apenas algumas pessoas com 8 contas cada.

3 0
Pontuação : 551

O problema sempre foi marketing, n tem novos jogadores.. ao menos não no brasil, e pecar em n divulgr o jogo é ser mt leigo pra uma empresa, outra coisa q deveriam mostrar é q o jogo n é simplesmente um jogo de "turnos" como mt gente n joga por esse simples fato "ser de turno", porem nunca jogou o jogo, eu n gosto de jogos de turnos e adoro dofus.. uma bela alternativa a ser evidenciada pelo marketing seria mostrar o jogo como ele realmente é, e n limitar a titulos. Dofus é um jogo q tem varias atualizações, tem varias idéias legais, é um jogo pra só melhorar porem a parte de pvp depende do pvm , e se vc n gostar dos dois vai ter q $$$$, isso ja limita uma quantidade boa de jogadores ... 

3 0
Pontuação : 293

+1 

1 0
Pontuação : 76

Concordo com vc, o que falta é a divulgação do jogo em si para novos players, com isso eu acho que atrairia mais uma determinada parcela de gente pra pelo menos conhecer o jogo!!!

3 0
Pontuação : 4675

Bato nessa tecla faz tempo, não houve renovação alguma em todos esses anos na nossa comunidade que é composta por jogadores antigos apenas (uns 90% pra ser mais justo), que param e voltam, mas estamos num momento que nem mesmo os antigos estão voltando...
O marketing sempre foi horrível para as regiões não-francesas. A criação de outros jogos free como Wakfu, Dofus Touch e até mesmo os servidores como Ilyzaelle fracionaram mais ainda a nossa comunidade que já era minúscula.

Pra mim só vejo duas opções para salvar o game para nós:

1. O Dofus virar F2P
  2. Fundir os maiores servers das comunidades não-francesas, criando assim um servidor internacional massivo e abarrotado de players, o que é tudo que precisamos para a economia do jogo fluir.

O Yoda já falou que jogaria o Dofus mesmo que o público dele não gostasse, pq o jogo fez parte da infância dele.
E ele frequentemente está jogando outros jogos além do principal dele (LoL), seria a melhor jogada de marketing no momento se fizessem uma parceria.... mas a Ankama tá pouco se fodendo p quem não é francês
4 0
Pontuação : 469

Olá, realmente nossa comunidade precisa de um Up no quesito novos jogadores, e essa iniciativa tem que partir da Ankama, não vai ser no boca a boca que iremos salvar nossa comunidade, até porque os amigos que eu convido para jogar desistem ao saber que o jogo é pago. Então deve partir da empresa tal postura, eu por exemplo, já estou cansado de ver propagandas de League Of Legends no youtube, inclusive propagandas-tutoriais (isso mesmo, ensinando a jogar o básico do jogo). Nós estamos vivenciando a era das skins (itens apenas visuais), onde os jogos são de certa maneira de graça, porém o jogo é tão bom de uma certa forma que os jogadores compram os itens visuais. E Dofus tem potencial para isso, já que possui jogabilidade e beleza ímpar, que ninguém pode negar, quem aqui nunca parou em um mapa e ficou vislumbrado com a sua beleza? Creio que os jogadores que realmente gostam do jogo nem se incomodam em pagar o acesso premium, então o que falta é alguma maneira de convidar novos jogadores.
Porém, para infelicidade de todos, pelo que tenho visto, não é de interesse da Ankama deixar o jogo de graça, visto que semana passada os preços de assinatura e ogrinas tiveram um aumento. Outro ponto, nossa comunidade sempre foi bem esquecida e investir em propaganda no Brasil creio que nem passe pela cabeça deles, no momento só nos resta a opção de juntar os servidores para aumentar sua população e fazer girar sua economia.

2 0
Pontuação : 4675

Concordo... O problema do Dofus é que ele não é um jogo que te proporciona diversão desde a sua primeira experiência com ele como muitos outros jogos disponíveis FREE hoje em dia fazem, é um jogo que exige uma imersão muito maior. A concorrência esmaga o Dofus nesse sentido. Só fica no game quem gosta do estilo estratégico e do gráfico do jogo que são únicos, especialmente aqueles que já tiveram experiência com jogos parecidos (Final Fantasy Tactics), que são poucos, diga-se de passagem.

Para quem gosta mesmo não tem problema nenhum em pagar P2P, o problema é quando o jogo NECESSITA de jogadores ativos, até pq o jogo gira em torno da economia, os poucos que jogam/pagam P2P acabam sofrendo bastante com isso. 

1 0
Pontuação : 175

Por favor, divulguem o link para que algum moderador possa levar adiante.

0 0
Pontuação : 103

me lembro de quando comecei no spiritia a muuuuito tempo atras, lembro de ter que pagar 50kk por um elmo gob, item basico pra iniciante, e lembro da satisfação que foi fechar esse set. Agora com 8kk tu compra um set desse inteiro, itens iniciantes nao valem mais nada :/ nao se tem estimulo pra iniciar no jogo.

1 0
Pontuação : 98
concordo com tudo que vcs trouxeram aqui e tbm tenho meus 10 anos de comunidade, mas infelizmente acho que já é tarde pra divulgação, a maioria dos jogos atuais ofuscam demais o dofus, seria necessário uma mega divulgação e um mega evento pra talvez atrair alguns jogadores, e provavelmente a empresa não vai gastar recursos pra talvez e provavelmente não atrair muitos jogadores. Afinal pq vcs acham que eles criaram servidor monoconta?? assim eles podem alegar que no monoacc os problemas de população e economia do nosso server não são drásticos lá, e provavelmente eles não ligam se dedicamos 10 anos da nossa vida na comunidade, que começamos, pelo menos alguns e eu me incluo, muito mais novos e ainda hoje continuo aqui, e digo qu=e nenhum jogo nunca me prendeu tanto tempo, ja tentei parar mas sempre volto, todo dia do uma passada no site pra olhar se tem alguma novidade kkk mas eu ja aceitei que eles provavelmente estão só esperando a comunidade acabar por si mesma pra decretar o fim dela...
0 0
Comentar neste tópico