FR EN DE ES IT PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

Ankama: Há um Elefante na Sala

Por brunaxxs - ASSINANTE - 16 Maio 2019 - 22:54:18
Há um elefante na sala e a Ankama finge em não ver

O elefante do qual me refiro é o servidor da comunidade luso-brasileira: o Crocabulia.

Existem alguns elementos que favorecem para um ambiente de jogo saudável, a economia do servidor, a quantidade de jogadores, as atualizações, os eventos, o suporte eficiente são alguns exemplos. Quando se trata de uma plataforma online que conecta e proporciona diversão para milhares de jogadores e que, diferentemente de outras plataformas, cobra-se (Pay to Play) pelo seu acesso integral, a manutenção de um dos elementos citados afeta nas expectativas e na jogabilidade dos jogadores.

Mas não sejamos hipócritas, assim como todo jogo é necessário fazer algum tipo de arrecadação para manter o servidor vivo e além disso, pagar a Staff que trabalha no desenvolvimento contínuo dos jogos. Dito isso, podemos prosseguir.

Em um ambiente ideal, digamos que o servidor Croca soube o que era isso há alguns anos atrás, o sistema funcionava praticamente sozinho, se autorregulando. Anos esses que não competia tanto com elementos externos (como outros jogos famosos, denominados de MOBA e Battle Royale) e com elementos internos (os próprios jogos da Ankama, Wakfu, Dofus Mobile, Krosmaster e etc...).

A Ankama, como empresa, viu a oportunidade de expandir seus horizontes diversificando sua matriz de trabalho aplicando recursos e esforços em setores diversificados de jogos e públicos, e por isso, eu louvo essa atitude. Sabemos que uma empresa, seja ela de jogos ou não, que aposta tudo em único produto, possui uma eventual possibilidade de sofrer com a concorrência.

A Ankama também atendeu um pedido antigo de um certo grupo de jogadores que jogavam em servidores multi-accounts, mas via a economia dos servidores serem comandadas exclusivamente por um certo grupo, que não ajudava os novos jogadores subirem de nível e a passar calabouços e etc, e então como solução criou o servidor internacional monoconta, o Ilyzaelle.O Ilyzaelle, servidor mais recente, conta atualmente com cerca de mais de 72 mil personagens (que podem ser ativos ou não) e para efeito de comparação, representa quase 6 vezes mais do que o servidor Croca, com 13 mil personagens [1].

A priori, pode-se pensar: “Não é justo comparar um servidor global mono, com um multi limitado entre dois países”. Isso é fato. Então pegamos um servidor mais próximo da nossa realidade e que também, ao longo do tempo, sofreu modificações de unificação de servidores, o servidor Echo. O servidor Echo possui cerca de 24 mil personagens, praticamente o dobro do servidor Croca [1].

Isso foi levantado para afirmar que com a diversificação de plataformas internas, novos modelos de jogos disponíveis no mercado de games e com a criação de um novo servidor global mono, agravou a situação do servidor Croca.

Hoje a situação do Croca, embora a Ankama negue, é sim caótica. Quem joga diariamente sabe as condições em que se encontra o servidor e que dá um aperto no coração, porque não depende de nós, jogadores, para melhorá-lo, e sim de alguma atitude definitiva e clara da empresa.Vamos agora algumas posições da empresa quanto ao caso.

Ao indagar sobre a situação do servidor a Ankama responde [2]:

“Nós nos preocupamos sim com a comunidade e estudamos o caso do Crocabulia. Concordamos que a situação não é a ideal, no entanto, também não é crítica”.

Quando confrontada com a situação da econômica do servidor ela responde [2]:

“Como já é de conhecimento de vocês, nós não fazemos intervenção no mercado dos servidores de jogo. Esses são totalmente controlados pelos jogadores”.

A situação mais adversa se dá na próxima indagação, muitos jogadores acreditavam ser possível fazer uma nova junção entre servidores, mas ao que parece, por questões de engenharia (leia-se limitações que podem ser confusão no agrupamento que vai desde ocupação de casas, nomes de personagens, guildas, padoques e etc..) não é possível, pois aparentemente há uma restrição dos desenvolvedores do jogo que impede que isso seja realizado [2]:

“Nós entendemos também que muitos jogadores peçam pela fusão do Crocabulia, mas na realidade, no momento, isso não é possível por questões técnicas. O que ocorre é que não podemos fazer a fusão de um servidor que já passou por uma fusão e vocês sabem que não apenas o Crocabulia, mas também o Eco são servidores criados a partir da fusão de outros servidores.”

Então o que nos resta?Aparentemente a única alternativa estudada pela Ankama seria a possibilidade de transferência (gratuita?) entre os servidores Croca e Echo.Antes de apresentar as ideias apresentadas pela Ankama, gostaria de explorar um pouco mais essa possibilidade. Primeiro, caso isso ocorra, precisa-se saber se essa transferência irá ser gratuita ou não e eu já explico o motivo. 

Como muitos de vocês devem saber, o servidor Croca é genuinamente um servidor multi-account e por isso existe uma grande parcela de pessoas ricas (dentro do jogo), se a Ankama abre a transferência apenas para quem pode pagar, irá ocorrer que apenas essas pessoas irá migrar de servidor. E o que ocorre com um servidor que já está vazio? Morre.

Dá mesma forma, se a Ankama abrir a transferência gratuita, a tendência é o servidor vazio, que neste caso é o Croca, sofrer um esvaziamento massivo e consequentemente “matando” o servidor.Abaixo a posição da Ankama sobre isso [2]:

“Então, nesse meio tempo, nós estamos estudando a possibilidade de retirar a restrição de transferência entre o Crocabulia e o servidor Eco, permitindo assim que, caso tenham interesse, vocês possam migrar seus personagens do Crocabulia para o Eco (e vice-versa).”

Essas últimas atualizações quanto ao Croca foram dadas cerca de 2 meses atrás, nesse meio tempo nada se falou, nada se conversou, nada se propôs, nada se fez.

Criei esse post para lembrar à Ankama que há um elefante na sala e até quando vamos fingir que ele não está lá?

FONTES

[1] https://snag.gy/Jrq0Ak.jpg

[2]https://www.dofus.com/pt/forum/4-sugestoes/149560-uniao-servidores-outras-comunidades?page=1
14 0
Reações 41
Pontuação : 56

Concordo em absoluto com o que foi dito! De facto, a vida não tem sido nada fácil pelos lados de Crocabulia. Seria urgente uma fusão, evitando o que está a acontecer: muitos jogadores a abandonar devido à inatividade do server, dos mercados e da dinâmica do jogo. Amakna, Dofus - façam algo! Consultem os jogadores deste server e verão que este testemunho é globalmente reconhecido!!

Nota: e citando o que a Amakna[Dofus] escreveu em Março "Nós nos preocupamos sim com a comunidade e estudamos o caso do Crocabulia. Concordamos que a situação não é a ideal, no entanto, também não é crítica." --> A situação não é crítica para quem é multi conta! Agora recolham testemunhos dos jogadores que são mono conta e depois vão ver qual é o feedback! Pelo menos a disponibilização da oportunidade destes jogadores transitarem conjuntamente para outros servers devia ser feita. 

5 0
Pontuação : 40

Também concordo em número e grau do que foi debatido!
A Ankama finge que não está nos vendo

3 0
Pontuação : 46

Perfeito! Descreveu bem a situação do servidor.
E concordo com Neiler, quem é mono conta tá sofrendo no servidor! Ankama pergunte a esses jogadores se a situação não está crítica!!

2 0
Pontuação : 708

Sem duvida essa foi uma das melhores analises sobre a questão.

1 0
Pontuação : 1855

Tive algumas mult acc  em 2013 e   tu era deslogado por inatividade, hoje tu pode ficar  parado em incarniam com o PC ligado o dia todo que o jogo não te kika.
Meu sets da segunda acc que se encontra  low level estão todos contados, tudo bem simples o mais barato possivel e nada extravagante, cada kama ta valendo a gema de um Dofus primordial.Coloquei 4.5mk  em ogrines pra um mes  de p2p mais depois vi que fiz besteira, economia bem fraca, parec quase uma  venezuela.  Me lembro que no começo  quando implementaram esse ogrines não passava de 1.5 mk ou menos pra coloca 1 mes.
Estou animado  em voltar ao jogo, só att boa que deixou o jogo com outra cara ao meus olhos mas infelizmente o Croca ta  respirando por aparelhos.
Não tive coragem de criar uma conta no mono e começar do zero, joguei um pouco e o pessoal  estava bem animado po lá.

0 0
Pontuação : 4277

Eles tiraram isso de dc por inatividade. No mono tbm é assim

0 0
Pontuação : 214

Servidor monoconta ta show mesmo. Infelizmente larguei meus chars e dinheiro no croca e dei adeus. Perda de tempo insistir.

2 0
Pontuação : 315

Concordo com 99,9% do que foi dito kk, e explico: Não é porque existem multaccs, que essas pessoas são ricas. Muitos players assim como eu, são veteranos dentro do jogo, vindo mais especificamente do glorioso Spiritia, e levaram anos e anos para conseguirem ter o que tem hoje. Não generalize! Fora isso, seu post está de parabéns.

1 0
Pontuação : 4578

Concordo em muitos pontos, mas acredito que a solução não seja a transferência livre pro Echo, principalmente pq quem decidir ficar e não tiver condições, vai ficar jogando num servidor mais fantasma ainda... Outro fato é que o Echo tbm é uma bosta... só ficaria jogável caso uma fusão mesmo acontecesse.

Já que não querem fundir os servidores eu tenho uma solução: CRIAÇÃO DE UM NOVO SERVIDOR GLOBAL MONO ACC QUE PERMITA TRANSFERÊNCIA DE JOGADORES DE OUTROS SERVERS COMO O CROCA.
Pronto, eles não querem liberar isso no Illy pra não "desequilibrar", mas se criarem um servidor novo com essa permissão não vai atrapalhar ninguém e com certeza muita gente iria para lá.
Eu tenho vontade de ir pro Illy, só não vou pq poxa, não tenho mais tempo pra jogar, e deixar um char de +8 anos que tenho pra trás é impensável pra mim.

4 -1

Porque de mono acc? Não é justo com quem ralou uma vida pra ter o que tem e se livrar dos personagens, a não ser que liberassem junção de todas acc em uma só..

2 0
Pontuação : 524
https://imgur.com/rVwWy82
Tenho 7920 horas de Spiritia/Crocabulia, sempre jogando em monoconta. Morro de vontade de jogar no Ilyzaele, mas são 12 anos investido em um personagem, simplesmente não tenho coragem de começar do 0. Se tivéssemos um servidor novo mono com migração ou algo que salve-se novo servidor eu ficaria muito feliz em voltar. Semana passada eu coloquei um mês de P2P joguei 1 hora e cai no limbo da existencia vazia novamente :/

5 0
Pontuação : 1855

To na mesma situação que a sua, vi aki  as 7000 horas e nem acredite que tinha isso, tudo, 4anos de p2p acumulado em uma unica conta. Coloquei p2p em uma segunda conta  pra ve se fica mais facil  de solar a maioria dos calas com ajuda dos guardiões e nos calas e missoes mais complicadas contar  com a sorte de ter mais alguem pelo  recrutamento.
Agora que o jogo ta gostoso de jogar( pelo menos no PVE porque no PVP ja morreu faz tempo pra) o servidor ta falido.
Fiquei sem conragem de migrar por mono conta.

1 0
Pontuação : 37

Concordo com os apontamentos, só faço um adendo a essa questão:

“Como já é de conhecimento de vocês, nós não fazemos intervenção no mercado dos servidores de jogo. Esses são totalmente controlados pelos jogadores”.

Talvez, a Ankama devesse intervir na economia do servidor colocando preço minimo/máximo em tudo que pode ser vendido pelo simples motivo de que os jogadores não sabem regular o mercado e isso contribui na decadência do servidor. Obviamente não é o único fator e provavelmente nem o mais crítico.

---------

Sobre a transferência para outros servidores creio que poderia ser aberto para ambos estilos (mono e multi conta) de jogo e fica a cargo do jogador escolher, alguém que tem muitas contas provavelmente não vai abrir mão de tudo para jogar mono conta e obviamente iria para um servidor multi conta. É uma questão de dar escolha para jogadores em ambos estilos irem para o servidor que julgarem melhor.

Para finalizar na minha visão, a situação ideal seria uma fusão, pois, visto que apenas habilitar transferência, irá existir uma parcela de jogadores que não conseguirá transferir-se, agravando a situação.

E por fim a Ankama poderia ser mais frequente na abordagem desses assuntos que para nos jogadores são importantes.

1 -2
Pontuação : 2460

Preço mínimo e máximo só iria afastar mais jogadores. Além disso, imagine um equipamento qualquer sugerido a 1mk no máximo, aí você mete um exomage nele, e só vai poder vender no máximo por 1mk. Na ótica dos jogadores são itens diferentes, mas pra programação do jogo não. Isso poderia ser resolvido se não houvesse restrição de preços no modo mercador do personagem, mas isso tiraria todo o sentido desse sistema, já que ninguém mais iria colocar itens em mercados das cidades.

E só pra complementar, a Ankama não mexe na economia do jeito que foi citado no post, mas não está sendo muito incomum atualizações matarem alguns mercados e supervalorizarem outros.

2 -1
Pontuação : 16

É simples, não fazem nada pq ainda é viável economicamente pra eles.

1 0
Pontuação : 2154

To sem jogar desde o Natal, voltei hoje. Além do preço do P2P e Ogrines estar alucinante o servidor está extremamente vazio. Dofus está indo pro buraco?

2 0
Pontuação : 708

O dofus como todo não, agora o sevidor croca talvez !

0 0
Pontuação : 18

Pra mim a situação é clara: O croca vai acabar. 

A comunidade brasileira remanescente do croca não deve dar tanto dinheiro assim e boa parte dos brasileiros ja estão no mono conta. Só não ve quem não quer que o croca ta morto e quem se adiantou no mono ta perdendo menos tempo que quem insiste nesse servidor falido.

Não faz o menor sentido intervir na economia do jogo ou liberar transferencia pra outro servidor, se transferir pro echo vai matar ele também. Seria mais facil resetar o servidor e manter os personagens só com itens unicos que adquiriram de missão/conquista, que seria a mesma coisa de começar logo num servidor vivo. Vai na minha, muda pra algum servidor saudável logo e parem de perder mais tempo

1 -4
Pontuação : 37

O que não faz o menor sentido é simplesmente largar, para muitos, anos de jogo, muitos equipamentos em personagens e ir pra outro servidor como tu sugeriu. É muito tempo e dinheiro gasto em vão.

As tuas soluções são surreais, só quem perde são os jogadores.

2 -1
Pontuação : 5036

Eu simplesmente percebi que tudo que eu construí no Croca não vale mais o esforço, voltei a jogar tem 2 semanas, e consegui um começo muito mais saudável e produtivo jogando no mono, o objetivo agora é recriar meu main do Croca, não tem mais o menor sentido de continuar lá, a economia tá no buraco e a comunidade de lá simplesmente parece que morreu.

2 -2
Pontuação : 2154

A Ankama tem que tomar providências logo! O servidor está muito vazio. Não é justo desperdiçar P2P pra jogar assim.

6 -2
Pontuação : 703

Concordo com o tópico!! Servidor está respirando por aparelhos rs e a Ankama vem aqui muita vezes nos dando uma "resposta" que não resolvem em nada a situação aí passam meses e nada até outro player lembrar aí vem a mesma resposta... E como foi dito é complicado vc deixar anos de dedicação em profs, sucessos etc de vários personagens por uma culpa que não é sua. Sem falar do preço do P2P que é um outro assunto complicado. Ankama, responda mais rápido, não vamos deixar o servidor morrer para algo ser feito rs ou não..... 

0 0
Pontuação : 1112

Vocês já perceberam que o jogo só tá falindo e ninguém liga no servidor Crocabulia? Eu nunca vi ninguém reclamar do Ilyzaelle kkk Acho que basta fazerem 1 servidor monoconta e 1 servidor multi-conta. Além do mais, acho que a Ankama planeja fazer isso, só que por hora ainda existem muitos jogadores pra um servidor multi; seria uma lotação desnecessária.

A comunidade francesa está bem acomodada (não acho que eles queiram tanto assim uma fusão, right?), isso prejudicaria a comunidade francesa e abalaria um pouco o Ilyzaelle, que é a galinha dos ovos de ouro da Ankama atualmente. Pra quê a Ankama atenderia à uma necessidade arriscada que não renderia lucro pra eles?

Vem cá vocês...

VOCÊS REALMENTE ACHAM QUE A ANKAMA FAZ TUDO OQUE FAZ UNICAMENTE PRA AGRADAR VOCÊS?

Tudo é por lucro, é por capitalismo. São por vias douradas e não por linhas tortas que eles querem fazer o caminho deles. E se algo já deu oque tinha que dar: ACABOU. Só quem é burro não percebe isso.

Se mesmo assim vocês querem continuar no Crocabulia até o Dofus falir à ponto de precisar de uma fusão multi-global - boa sorte. Pelo menos parem de fazer esses tipos de post que todos já estão cansados de saber. 

"Ah, mas a fusão vai melhorar, vai dar lucro pra todos!" Todos quem? Pros franceses? A gente também é gente, claro. Mas nessa cronologia o capitalismo tá a frente de todos, pra isso vale oque eu disse antes, e pros franceses, por hora não é nenhum lucro.

O Crocabulia vai ficar aí pra quando for necessário fundir com os franceses, por enquanto não importa, deixa estar como esta.

0 -3
Pontuação : 1114

Ninguém reclama do mono, porque tem quantidade suficiente de pessoas para todas as atividades terem rentabilidade, e lá é "bom pra comunidade luso-brasileira" porque é um server "mundial" se fosse um mono só PT BR seria pior que o Croca..

A solução, pra mim, é fazer a junção de todos os servidores normais, assim como Jader já disse em outro post, existirem apenas 2.

Um mono que já deu e está dando certo e outro liberado para multi account. Se você fizer a soma da quantidade de players ativos, por mais que, fossem todos unidos em um único server a Ankama conseguiria administrar numa boa, afinal são 15 anos já de trabalho....

E essa de lucro só pros franceses, não existe, na boa... lucro em que? na transferência? pô são mais de 10 anos só de "Spiritia", qualquer um saberia se virar, ainda mais com o autowin que virou dofus.....

0 0

walker-dead|09/06/2019 - 14:04:46
Ninguém reclama do mono, porque tem quantidade suficiente de pessoas para todas as atividades terem rentabilidade, e lá é "bom pra comunidade luso-brasileira" porque é um server "mundial" se fosse um mono só PT BR seria pior que o Croca..

A solução, pra mim, é fazer a junção de todos os servidores normais, assim como Jader já disse em outro post, existirem apenas 2.

Um mono que já deu e está dando certo e outro liberado para multi account. Se você fizer a soma da quantidade de players ativos, por mais que, fossem todos unidos em um único server a Ankama conseguiria administrar numa boa, afinal são 15 anos já de trabalho....

E essa de lucro só pros franceses, não existe, na boa... lucro em que? na transferência? pô são mais de 10 anos só de "Spiritia", qualquer um saberia se virar, ainda mais com o autowin que virou dofus.....

Foquem atenção nessa resposta, principalmente no final (autowin), tenham a consciência de que muita mudança facilitou de mais muita coisa no jogo e desanimou quem gostava de desafios. 
1 -2
Pontuação : 26

fota

0 0
Comentar neste tópico