Procurar nos fóruns
Rastreadores Ankama
Que seja determinado o fim do P2P!
Por bergher11 - ASSINANTE - 29 Março 2020 - 15:40:47
O P2P é um sistema que impede o Dofus de crescer. Muitos deixam de baixar o jogo simplesmente pelo jogo ser pago.
Muitos jogadores gostam de atuar no comércio interno do jogo, e é evidente que quanto mais jogadores ativos, é melhor pra economia interna no jogo.
Com essa crise mundial do Coronavírus, magicamente resolveu o problema do servidor Crocabulia! E com certeza não foi só porque muitos estão mais tempo em casa, e sim porque foi dado pela Ankama, dias de jogo gratuito.
OBS: O servidor Crocabulia estava passando por uma situação de falta de jogadores, e isso obviamente afetou diretamente na economia interna do servidor.
O Dofus está muito melhor do que qualquer outra versão anterior, só que devido a determinadas ações da Ankama, teve impacto diretamente em alguns servidores, com isso, fica evidente a falta de jogadores em determinados servidores, e se tem a impressão que o jogo está ruim!
Com a participação de muitos jogadores, o jogo só tende a crescer mais e mais. Pois mesmo que muitos não gastem absolutamente nada com o jogo, uma grande parte dos jogadores, irá contribuir de certa forma com a divulgação do jogo, as vezes até mesmo de forma simples como um compartilhamento de algum feito pessoal no jogo em uma rede social.
O Dofus é um jogo com potencial de ser um jogo que entre no ranking dos mais jogados do mundo, porém, esse sistema de P2P sabota muito o game.
Existem diversos modos da empresa ter um alto lucro como jogo sem necessariamente insistir nesse sistema ridículo de P2P. Alguns exemplos que poderiam substituir o sistema de P2P, são:
*Venda exclusiva por dinheiro real de itens visuais, emotes, sacos de viagem e golpes fatais
*Colocar todos os serviços da loja apenas por dinheiro real
*Colocar propaganda em uma das telas de abertura do jogo (jamais propaganda dentro do jogo!)
*E entre outros.
Já está provado que um jogador gasta muito mais dinheiro em item visual do que em qualquer outra coisa. E isso está evidente em diversos outros jogos por ae, e podemos tirar como exemplo no próprio Dofus no natal de 2018. O pacote com o visual de montascote Mesk estava sendo vendido por 30 euros, ou seja, mais de 100 reais, e foi vendido em peso esse pacote.
Link com o anúncio de venda desse pacote:
https://www.dofus.com/pt/forum/2-discussoes-gerais-interesse-geral/149286-bate-o-sino-pequenino-bate-bem-tambem
Não tive acesso a nenhum dado oficial, mas só em avaliar que foi vendido bastante desse pacote, se chega a uma conclusão que o faturamento da Ankama nesse mês de 2018 foi maior do que qualquer outro dezembro de um ano anterior.
Outra prova que tudo indica que o faturamento de dezembro de 2018 foi alto, é que foi repetido a ação da Ankama no ano seguinte, ou seja, foi feito outro pacote diferente com um outro montascote visual no natal de 2019:
https://www.dofus.com/pt/mmorpg/noticias/novidades/1073770-o-pacote-nataw-chegou
Uma parada que é muito tenso, é que com o passar do tempo, já chamei amigos para jogar, e ao ser sincero com eles, falando que o jogo era pago, os mesmos optaram por não baixar, mesmo eu citando que era possível pagar as mensalidades com o próprio dinheiro do jogo e que inclusive eu ajudaria.
E enfim, é isso, deixem suas opiniões por gentileza!
Muitos jogadores gostam de atuar no comércio interno do jogo, e é evidente que quanto mais jogadores ativos, é melhor pra economia interna no jogo.
Com essa crise mundial do Coronavírus, magicamente resolveu o problema do servidor Crocabulia! E com certeza não foi só porque muitos estão mais tempo em casa, e sim porque foi dado pela Ankama, dias de jogo gratuito.
OBS: O servidor Crocabulia estava passando por uma situação de falta de jogadores, e isso obviamente afetou diretamente na economia interna do servidor.
O Dofus está muito melhor do que qualquer outra versão anterior, só que devido a determinadas ações da Ankama, teve impacto diretamente em alguns servidores, com isso, fica evidente a falta de jogadores em determinados servidores, e se tem a impressão que o jogo está ruim!
Com a participação de muitos jogadores, o jogo só tende a crescer mais e mais. Pois mesmo que muitos não gastem absolutamente nada com o jogo, uma grande parte dos jogadores, irá contribuir de certa forma com a divulgação do jogo, as vezes até mesmo de forma simples como um compartilhamento de algum feito pessoal no jogo em uma rede social.
O Dofus é um jogo com potencial de ser um jogo que entre no ranking dos mais jogados do mundo, porém, esse sistema de P2P sabota muito o game.
Existem diversos modos da empresa ter um alto lucro como jogo sem necessariamente insistir nesse sistema ridículo de P2P. Alguns exemplos que poderiam substituir o sistema de P2P, são:
*Venda exclusiva por dinheiro real de itens visuais, emotes, sacos de viagem e golpes fatais
*Colocar todos os serviços da loja apenas por dinheiro real
*Colocar propaganda em uma das telas de abertura do jogo (jamais propaganda dentro do jogo!)
*E entre outros.
Já está provado que um jogador gasta muito mais dinheiro em item visual do que em qualquer outra coisa. E isso está evidente em diversos outros jogos por ae, e podemos tirar como exemplo no próprio Dofus no natal de 2018. O pacote com o visual de montascote Mesk estava sendo vendido por 30 euros, ou seja, mais de 100 reais, e foi vendido em peso esse pacote.
Link com o anúncio de venda desse pacote:
https://www.dofus.com/pt/forum/2-discussoes-gerais-interesse-geral/149286-bate-o-sino-pequenino-bate-bem-tambem
Não tive acesso a nenhum dado oficial, mas só em avaliar que foi vendido bastante desse pacote, se chega a uma conclusão que o faturamento da Ankama nesse mês de 2018 foi maior do que qualquer outro dezembro de um ano anterior.
Outra prova que tudo indica que o faturamento de dezembro de 2018 foi alto, é que foi repetido a ação da Ankama no ano seguinte, ou seja, foi feito outro pacote diferente com um outro montascote visual no natal de 2019:
https://www.dofus.com/pt/mmorpg/noticias/novidades/1073770-o-pacote-nataw-chegou
Uma parada que é muito tenso, é que com o passar do tempo, já chamei amigos para jogar, e ao ser sincero com eles, falando que o jogo era pago, os mesmos optaram por não baixar, mesmo eu citando que era possível pagar as mensalidades com o próprio dinheiro do jogo e que inclusive eu ajudaria.
E enfim, é isso, deixem suas opiniões por gentileza!
Comentar neste tópico
O bergher tá muito correto, o boom se deu por liberarem códigos seguidos de 7 dias de assinatura e tá sendo incrível jogar com tanta gente no servidor.
Cara,eu falo com vc,tá MT top jogar com essa galera,tirar o p2p acredito que não tirem,mas fazer por 10 reais no Brasil,seria top!
Se tirasem o p2p os servidores ctz ia fika bem mais cheios , muitas pessoas n jogam por ter q gasta grana mensal pra jogar .
concordo plenamente, antes eu colocava p2p, e ninguém estava disposto a fazer nada, e o jogo ficava entediante, pois querendo ou não, o dofus vc precisa de alguem para interagir, fazer cala, missões, entre outros.
Penso que este periodo é mais do que uma prova que o P2P matou o jogo (servidor). É normal que paises com uma maior riqueza (Inglaterra , França) tenha mais jogadores ... De facto há mais formas de a ankama lucrar do que com a p2p, um exemplo disso é o CS GO. Um jogo que se torna grátis e mesmo assim a valve continua a ganhar bastante a custa de cosmeticos ( tal como o bergher referiu)... A receita acaba por ser simples:
Eu concordo plenamente!
eu era fascinado por este jogo dedicava muito tempo para jogar, me sentia super feliz jogando, mas com o passar dos anos com a falta de tempo pra jogar eu simplesmente não conseguia manter o acesso premium. Isso me frustrava bastante, quando eu soube que a ankama estava liberando 2 códigos para p2p por 2 semanas consecutivas eu fiquei super empolgado em voltar a jogar! essas duas semanas estão sendo promissoras revi amigos que fiz ao longo de vários anos, estou motivado a continuar jogando, porém depende, afinal o p2p é uma barreira que desanima muito os jogadores a se aventurar no game.
Concordo, essa quarentena reuniu muita gente e junto com o codigo de 1 semana, muita gente voltou a jogar, eu mesmo já tinha desistido do Croca, entretanto com a inacessibilidade do Illyzaele, voltei a jogar no Croca e me surpreendi, muitas guilds antigas querendo voltar, comercio gerando lucro rapido, a procura de X recurso ta em alta, é como se o Croca tivesse ressurgido das cinzas...
Acho que seria viável retirar esse P2P.
Liberar o P2P não é tão boa ideia assim, eu prefiro que criem um sistema de pacote bonus que nem é no dofus touch/wakfu. Ainda precisam de ganhar em cima do joguinho xD
Ninguém ta falando da Ankama não monetizar o jogo, e sim mudar a forma de monetização atual que é podre
Em primeiro lugar bom dia/tarde/noite a todos. Concordo com essa opinião so que... o empresa Ankama precisar sobreviver, mas a falar de criatividade ou mesmo de pessoal para compartilhar ideias parece pouca. Akama uma empresa com mas de 20 anos com os games bem desenvolvidos e ótimos deveria pensar e calcular uma maneira de ganhar dinheiro não somente com com forma p2p para acesso remoto a todo game. Apenas minha opinião se várias cabeças junta dessa empresa pensasse seria ótimo.
Sim, exemplo de vários jogos que são free e tem cosméticos se mantem com alto número de players que consomem skins sem precisar pagar para jogar...
LOL ta ai provando isso.
Concordo com o que vc disse, pq ele não fazem o jogo no formato do dofus touch e do wakfu ambos tem todas as áreas disponíveis e vc pode equipar a montaria e acessar as áreas do jogo exceto aquelas dominadas por alianças, e outra coisa o xp é diferente nesses 2 jogos que é da mesma empresa.
É só eles fazerem a mesma formula no dofus ai vão ver como da certo tbm
Triste isso, desde as 10:30 da manhã horário de Brasília estou tentando acessar o servidor monoconta Ilyzaelle pra conseguir jogar, filas de 3/4 mil pessoas, e a fila não anda.
Por favor Ankama, nos usuários, jogadores só queremos condições de jogar.
Falou e tudo, muitos amigos que eu já convidei param de jogar devido o p2p. O jogo pode criar algumas montes mascotes de visual e cobrar por isso.... Também sou contra o uso do P2P, acredito que 95% dos p2p são pagos com o dinheiro do jogo.
nice post, porém a ankama só ouve a comunidade FR ... se voce for comparar o nivel de comunicacao que eles tem com a comunidade é gritante . no twitter tem varios comunicados falando sobre a respeito dos servidores no nosso twitter não se fala nada nem no forum tem alguma explicacao do que ocorre. ou seja estamos esquecidos e isto mano eles nao levantaram uma mao pro server qse todo dia abro o site do dofus e o forum se teve alguma boa luz para nós mas nada .
Dificil a ankama se tocar, mas vamos ver o que acontece nos proximos meses.
2 Semanas com o jogo ''free'' por causa dos codigos, resultado: Servidores completamente cheios ( todos) a ponto da ankama precisar abrir mais servidores, economia do croca voltou a vida, e pelo que eu to vendo muito dinheiro entrando pra eles com cosmeticos, isso tudo em apenas 2 semanas, preciso falar mais algo ?
São muito incompetentes esse pessoal da Ankama, só olhar o que aconteceu na quarentena e o se nota o potencial que o jogo tem de crescer absurdamente. Poucas atitudes colocariam o jogo entre os melhores. Coloca sistema de alvo novamente, balanceia as classes dando oportunidade pra classes inferiores competirem de mano com as fortes, e reformula o p2p como acontece no wakfu, nao restringindo as areas mas liberando e fazendo com que quem realmente gosta do jogo sinta-se recompensado. Mas a empresa ta se lixando pra nossa comunidade, então o que nos resta é chorar... Teriamos que colocar em um papel nossas opiniões e mandar para um tradutor, depois achar quem manda nessa empresa e reinvendicar o que queremos, O QUE MELHOR QUE A OPINIÃO DOS PLAYERS PRA O JOGO TER SUCESSO?
Então como você não teve oportunidade de jogar antes de 2014 é normal que você ache que essa é a melhor versão do dofus é compreensivel uma vez que você não passou pelos anos dourados do dofus.
Amigo não se embebede com a nostalgia, as versões antigas eram boas por que eramos crianças e tudo parecia bom, tal como um parquinho de diversões parecia um castelo magnifico para nós quando criança, e hoje não possui a mesma graça.
Sem contar que existe a versão retro ai para os mais nostalgicos, e a mecanica de f2p cairia como uma luva para esses servidores tambem.
Eu acho interessante se houvesse essa medida. Mas isso envolve um processo muito complexo pois há muitas pessoas com assinatura rolando ainda, inclusive pagaram por pacotes em dinheiro por 1 ano etc. Só a Ankama para analisar uma boa forma de substituir esse tempo por alguma outra coisa.