FR EN DE ES IT PT
Procurar nos fóruns 
Rastreadores Ankama

Mudança de Engine

Por rafaelfsaaa - EX-ASSINANTE - 11 Novembro 2020 - 06:18:54
Olá, boa noite, bom dia ou boa tarde.
Decidi criar esse tópico para expor minha sugestão, insatisfação e descobrir se existem players que estão descontentes com o desempenho no que diz respeito a estabilidade do jogo em si.

Atualmente sofro bastante com um lag fora do comum no game. Jogo em um servidor monoconta e mesmo tendo um notebook que suporta rodar alguns jogos atuais graficamente mais robusto, o Dofus vem me causando uma experiência frustrante. Tenho amigos que também jogam comigo e que sofrem do mesmo problema. O que ocorre é que, com o decorrer do tempo de gameplay, o jogo vai cada vez mais lagando nas lutas e em simples ações também, tais como: mudar mapa, abrir mochila e etc... Sendo necessário muita das vezes reiniciar o game para que o jogo volte a ficar mais estável. No final das contas acaba gerando um ciclo de: ( joga por um tempo, começa a dar lag, reloga para continuar a jogar). Tenho ciência que existem pessoas que jogam com 5 ou até 8 contas simultâneas em servidores que permitem isso, mas tenho quase certeza que os seus setups possuem alguns upgrades para trazer essa possibilidade, não posso afirmar se eles passam também por esse problema, mas essa não é a principal questão.
A principal situação é que uma grande fatia da comunidade possui setup mediano e que para a qualidade gráfica de Dofus já deveria bastar, o que não acaba acontecendo.

Pressuponho que uma circunstância importante que contribua para esse problema seja o fato do jogo ainda está sob a tecnologia do flash da Adobe. Estamos no final de 2020 e daqui a pouco a Adobe não dará mais suporte a essa tecnologia, acredito que a Ankama deveria dar uma atenção maior para isso, já que com a descontinuação das atualizações da Adobe ela estará meio que "sozinha" para dar conta de qualquer situação que se refira ao Adobe Air.
Tirando isso existe também o fato de que atualmente existem varias outras engines que a Ankama poderia adotar para melhorar o desempenho do jogo(não vou citar nenhuma porque não tenho certeza de qual seria a melhor). Mas tenho ciência que isso não é uma tarefa fácil e simples, demanda tempo, conhecimento específico por partes dos desenvolvedores e principalmente dinheiro. Mas acredito que seja um passo muito importante para o jogo e a empresa, já que a própria Ankama possui jogos como Wakfu que salvo engano utiliza JAVA em seu backend, e só por esse fato já trás uma fluidez muito maior para o jogo.

Tenho certeza que a Ankama se preocupa com a experiência de jogo de todos os usuários, e por esse motivo espero que a mesma possa se pronunciar, para nos trazer mais informações de como o Dofus irá progredir tecnologicamente daqui para frente.
Dofus para mim é um jogo maravilhoso, que eu não gostaria de deixar de jogar simplesmente pelo fato da produtora fazer vista grossa em situações como essa que afetam não somente a experiência do jogador, como também a qualidade e concorrência do jogo diante outros. 
6 0
Reações 3
Pontuação : 69

Também sofro com esse problema, e saber da notícia que ainda se usa o flash no dofus e que em pouco tempo o jogo vai utilizar uma tecnologia descontinuada é frustante. Não possuo um sério tão robusto, mas como dito pelo próprio criador do post, ele deveria rodar o jogo sem problemas o que não acontece.
É realmente frustrante gostar tanto de um jogo, investir tempo e dinheiro nessa diversão, e não receber um feedback de mesmo nível da empresa quando se trata de performance, entendo que é complicado, mas com tanta tecnologia nova disponível, uma atualização já deveria ser algo que a ankama deveria estar se preparando há bastante tempo.

1 0
Pontuação : -178

Aguardando 2020 com as promessas da placa de vídeo poder ajudar o desempenho do jogo também! biggrin

2 -1
Pontuação : 34

Trabalho com TI e posso lhe confirmar que a Ankama facilmente poderia fazer a migração do Flash para outra tecnologia, mas é nítido que a empresa possui ZERO interesse em fazer isso. O Flash foi sentenciado como obsoleto e que eventualmente seria descontinuado em setembro de 2011 pela própria ADOBE e o mercado já falava isso em 2009. Mais de uma década depois o Dofus ainda usa Flash, todos os recursos foram destinados para a criação de outros jogos e adição de conteúdo para este jogo e em animações, em nenhum momento eles cogitaram a migração.

Realizar essa migração é um processo caro e não tenho certeza se a Ankama pode arcar com esses custos atualmente, os computadores estão com cada vez mais poder de processamento e a tendência é que esse problema desapareça sem a Ankama precise fazer nada (O problema não irá "desaparecer" , mas sim os computadores adquiridos no futuro que rodarão Dofus tranquilamente por serem mais poderosos).

Ainda sobre o Flash, essa ferramenta não possui novas atualizações há anos, agora vai ser encerrado em definido o suporte técnico da ferramenta em 31/12/20 (medida anunciada em 2017). Caso ela apresente problemas os desenvolvedores que ainda ousarem usar essa relíquia não terão mais a quem recorrer.

0 0
Comentar neste tópico